11883038_841607205935768_361366155_o

Estamos realizando o terceiro Seminário Lei Cultura Viva RS, este na Região Fronteiras da nossa Rede Estadual. Os Seminários estão sendo realizados pela Comissão RS dos Pontos de Cultura para dar início a implementação da Lei Cultura Viva RS, lei 14.663 de 2014.

Para se inscrever basta acessar o link que segue https://docs.google.com/forms/d/1uefMld0aO8zg_GBqD-_JODbPrXss83a5-xLWiHb23Ss/viewform .

 

Programação Seminário Lei Cultura Viva RS Região Fronteiras:

09:00 – Credenciamento

09:30 – Mesa de Abertura

10:00 – Apresentação da Política Nacional e  Estadual Cultura Viva

  • Lei nº 13.018/2014, Institui a Política Nacional Cultura Viva
  • Lei nº 14.663, de 30/12/2014 , Institui a Política Estadual Cultura Viva
  • Experiência da implantação da Política Municipal Cultura Viva de Jaguarão, Rio Grande do Sul

11:30 – Exibição do documentário “Latorre: Alma, Terra e Sangue”, direção de Adriana Gonçalves, produção Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras.

12:00 – Intervalo para almoço

13:30 – Intervenção artística (apresentação cultural)

14:00 – Grupos de Trabalho: Cadastramento, Comitê Gestor, Objeto de Financiamento

15:00 – Plenária de encaminhamentos e organização

16:00 – icinas editais Ministério da Cultura

18:00 – Encerramento

Data: 29 de agosto 2015

Horário: 09 às 12h e das 14 18h

Local: Centro Histórico Santa Thereza, sede Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras, Bagé-RS

Obs.: a refeição será no local.

 

Nosso primeiro seminário foi em Santa Maria durante a Feira Latino Americana da Economia Solidária no dia 11 de julho, com a participação de 50 pessoas e a presença desta Representação, da SCDC/MINC, da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, da Secretária Municipal de Cultura de Santa Maria pelo CODIC/FAMURS e do Conselho Municipal de Cultura e mais de 40 ponteir@s de cultura, fazedores e produtores culturais da região Centro.

Exibir álbumExibir álbumExibir álbum

O Seminário em Santa Maria teve como articulador local a TV OVO que está na representação Região Centro da Comissão RS dos Pontos de Cultura. O segundo seminário teve a articulação local feita pela Representação Região Norte que é do Ponto de Cultura Kanhgág Jãre e podem ter mais informações sobre o encontro em Ronda Alta na Terra Indígena da Serrinha acessando os links que seguem MATÉRIA MINC e MATÉRIA PONTO DE CULTURA LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Exibir álbumExibir álbumExibir álbumExibir álbumExibir álbumExibir álbum

Os Seminários irão sempre ter como convidados os Pontos de Cultura e todos fazedores de cultura interessados na Cultura Viva, mais a Secretaria Estadual de Cultura, a Representação Regional Sul do MINC, a Comissão de educação, cultura, desporto, ciência e tecnologia da Assembleia Legislativa e o CODIC FAMURS, que com as indicações da Comissão RS dos Pontos de Cultura comporão o Comitê Gestor. A realização dos Seminários é da Comissão RS dos Pontos de Cultura.

Para acessar os textos que subsidiarão nossos debates nos grupos de trabalho que serão formadas durante o encontro, GT cadastro de Pontos de Cultura, GT Comitê Gestor e GT objeto de financiamento da Lei Estadual, basta clicar os links que seguem , LEI 14.663 , 1_Lei nº 13.018-Institui da Política Nacional de Cultura Viva e IN cultura viva publicada .

Por fim, a Comissão RS ainda fará seminários Lei Cultura Viva RS nas Regiões Serra, cidade de Caxias do Sul  e Região Sul na cidade de Rio Grande, ambas sem datas definadas. O fechamento deste ciclo será em setembro para a Região Metropolitana em Porto Alegre, momento em que a Comissão RS entregará o seis nomes titulares e os seis nomes suplentes que representarão a Rede RS dos Pontos de Cultura no Comitê Gestor da Política Estadual Cultura Viva, conforme previsto na lei 14.663.

Com este ato caberá ao Secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul nomear em diário oficial do estado o primeiro Comitê Gestor do Cultura Viva no Brasil!

Boa leitura!

Comissão RS Pontos de Cultura