De 17 a 21 de janeiro estará ocorrendo em Porto Alegre o fórum Social das Resistências. A iniciativa irá reunir coletivos, movimentos e organizações sociais em lutas e resistências. Momento para as experiências realizarem troca de informações, criar pontos de contatos e pensar formas de unir e acumular forças.

No dia 18 de janeiro, a partir das 10h faremos o Encontro de Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul na Tenda Cultura Viva, no Parque da Redenção.  A iniciativa é resultado das ações desenvolvidas a partir do encontro Punto a Ponto que ocorreu em Pelotas de 08 a 10 de dezembro de 2016, onde participaram 32 Pontos de Cultura do Estado e de encontros que os Pontos de Cultura de Porto Alegre e Região Metropolitana fizeram a partir de Pelotas.

Para termos um espaço durante o Fórum social das Resistências na Redenção será possível pela disponibilização de tendas que o Ponto de Cultura de A a Z e o Ponto de Cultura Feminista viabilizarão.

encontro pontos de cultura FSM

Para subsidiar os debates do encontro é de fundamental importância que as representações dos Pontos de Cultura que estiverem em Porto Alegre no dia 18 na Tenda Cultura Viva façam a leitura e tragam suas ideias, inquietações e proposições sobre a implementação da Lei Cultura Viva RS, em especial dos princípios que entendam fundamentais passarmos a construir para subsidiar nossos futuros integrantes do Comitê Gestor da Política Cultura Viva, portanto, a leitura atenda de toda a lei e o destaque especial para os artigos que fala do Comitê Gestor.

Outra pauta do nosso encontro refere-se a nossa situação atual e na qual estamos prestes a ter de refazer nosso contrato com o Estado, passando dos atuais convênios para os Termos de Compromisso Cultural, conforme já informado anteriormente.

Assim, na sequência estão documentos que subsidiam este debate e para acessá-los basta clicar sobre seus títulos que será aberto um arquivo pdf de cada documento: 2017-01-04_Ata reunião pontos e SEDAC , oficio 04-2016_para SEDAC-RS TCC , LEI 14.663 , 1_Lei nº 13.018-Institui da Política Nacional de Cultura Viva , IN cultura viva publicada , 2016-12-08_audiência assembleia , 2017-01-04_pontos de cultura conveniados , MODELO DE TCC PARA PONTO DE CULTURA – PÓS CONJUR (1) , ANEXO I – TCC – PLANO DE TRABALHO , ANEXO 2 – TCC – CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO .

Ponto é um lugar … em qualquer lugar
Ponto de encontro, ponto de vista, ponto de afirmação,
Ponto de cultura
Cultura na alma, cultura no corpo, cultura na veia que recria o homem, a mulher,
recria a massa
Democratizando a cultura
Cria sobre a profanação da terra, cria nas botas do roceiro,
cria nas mãos do sopapeiro
Cria pontos
Pontos que entrelaçando os fios da cultura vão tecendo nossa linha
de tempo e de memória
Tecitura de teias com sons festivos e balanceios de corpos
Serão redes de poema ou poemas em rede?
Denise Flores

Boa leitura e nos encontramos na manhã do dia 18 de janeiro em Porto Alegre.

Captação e edição vídeo: Pontos de Cultura Terreira da Tribo e Quilombo do Sopapo

Post: Comissão RS dos Pontos de Cultura