O projeto TEIA RS 2021, será a 4ªTeia RS. O Encontro Estadual dos Pontos de Cultura objetiva fortalecer a articulação da Rede Pontos de Cultura RS através do intercâmbio cultural realizado no encontro TEIA. Este ano devido às condições sanitárias será realizado virtual com apresentações culturais, oficinas , debates reunidas em 16 lives divididas em duas etapas no mês de março. A primeira será entre os dias 08 e 15 de março e a segunda etapa entre os dias 22 e 29 de março.
A transmissão da mostra cultural será nos canais da Rede no Youtube e no Facebook e ocorrerá no horário das 20 às 22h. Farão parte da Mostra Cultura 62 Pontos de Cultura de 28 municípios do Rio Grande do Sul. Cada noite contará com quatro apresentações.

A TEIA terá também o 10º Fórum dos Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul. Ele também irá ocorrer de forma virtual, entre os dias 09 e 11 de abril. O Fórum é coordenado pela Comissão RS dos Pontos de Cultura e será transmitido e organizado pela Comissão que estará reunida em Ijuí, cidade que foi definida como sede do encontro no 9º Fórum Estadual realizado em Porto Alegre em novembro de 2019.

O Fórum, promove o diálogo com o poder público municipal e estadual, e que tem projeção nacional, e objetiva a discussão de políticas públicas na área da Cultura. Continuar esse tecido vivo, formado pelos Pontos de Cultura é garantir o pleno funcionamento de uma lei popularmente já reconhecida pelo estado gaúcho.

OBJETIVOS DA TEIA RS 2021
– Incentivar a articulação em redes e promover a expansão da Rede Pontos de Cultura RS;
– Dinamizar as atividades desenvolvidas nos Pontos de Cultura de cada região através do intercâmbio cultural;
– Fortalecer as redes existentes e em formação dos Pontos de Cultura pelo compartilhamento de produções destes grupos;
– Fomentar a geração de conhecimento e troca de informações através da valorização da memória da Rede Pontos de Cultura;
– Fortalecer, difundir, consolidar e ampliar a política cultural de base comunitária do Sistema Estadual de Cultura prevista na Política Cultura Viva RS regulamentada pela lei 14.663/2014;
– Eleger a Comissão RS dos Pontos de Cultura para o Biênio 2022-2023.

Guayí, proponente do projeto TEIA RS 2021

Lei Aldir Blanc, financiadora do projeto TEIA RS 2021