O  Programa Ponto de Cultura é para quem ama desenvolver suas atividades rotineiras com a companhia de um bom programa cultural de rádio ou podcast. É uma produção em áudio com o objetivo de ser um espaço de participação social e diálogo da Cultura Viva – a política pública cultural de base comunitária – onde a arte, a educação, a diversidade, os direitos e as ações culturais são os protagonistas. Lugar da informação, da expressão, do compartilhamento, da cooperação e da solidariedade.

A iniciativa tem realização do Segmento Cultura Viva de Santa Maria e da Rede RS Pontos de Cultura com apoio da TV OVO. A locução, produção e roteiro dos programas é por conta de Paulo Tavares, com assistência de produção de Tayná Lopes, edição e finalização de som de Victor Mascarenhas, Gisele Guimarães está a frente do quadro “Com a palavra o artista” apresentando compositores e suas obras, e o nosso convidado especial é você.

Se aventure nessa narrativa sonora e cultural junto com a gente. Com edição semanal, toda segunda-feira lançamos um novo programa. É uma ação experimental feita com muito afeto e coletividade que hoje alça pequenos voos nas ondas sonoras. Convide os colegas de trabalho do seu Ponto de Cultura, vizinhos, amigos e familiares para juntos conhecermos um pouco mais sobre a nossa cultura viva de todo dia.

Já temos 03 programas no ar, para ouvir clique aqui: https://anchor.fm/programa-ponto-de-cultura. O podcast também está disponível no Spotify, podendo ser ouvido tanto no celular quanto no computador. Além da vinculação online do programa, também estamos transmitindo na http://radionovasantamarta.com.br, aos sábados, às 20h. O programa também está disponível para as Rádios Comunitárias da ABRAÇO Rio Grande do Sul – Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária e Web rádios que tiverem interesse.

1ª edição: A retomada do Programa Ponto de Cultura e a memória da primeira edição em 2006; a Política Cultura Viva e os Pontos de Cultura, com participação de Tadeu Costa do Ponto de Cultura COEPi de Pirenópolis, GO e Leandro Anton do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo de Porto Alegre e Coordenador do Comitê Gestor da Política Estadual Cultura Viva do Rio Grande do Sul; e o Ponto de Cultura Vozes da Esperança de Santa Maria.

2ª edição: O Ponto de Cultura Grêmio Esportivo Ferrinho de Porto Alegre e a Mostra Cultural da Teia RS 2021, com a participação de Paola Mallmann de Oliveira; e o Ponto de Cultura Flor da Areia da praia de Cidreira.

3ª edição: As instâncias de organização da Política Estadual Cultura Viva e dos Pontos de Cultura no Rio Grande do Sul e o 10⁰ Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, com a participação de Mário Augusto da Rosa Dutra, o Mestre Guto; a memória do 3⁰ programa de 2006, com participação de Nancy Araújo e Eduardo Solari; e o Ponto de Cultura STR Mostardas e o 1⁰ de Maio – Dia dos Trabalhadores, com Tadeu Perciuncula.

 Uma ótima dica, não é mesmo? Ainda mais nestes tempos de pandemia que as notícias que chegam aos nossos ouvidos são tão dolorosas, então, ouça o programa Ponto de Cultura se conecte com a Rede dos Pontos de Cultura do RS, com saberes e fazeres culturais para conhecer bons exemplos de trajetórias e iniciativas artísticas e sociais e para cultivar conhecimento e esperança por dias melhores.

Te esperamos de ouvidos e mente aberta!

Para mais informações e contato: [email protected] e telefone (55) 3213-5478 e (55) 991727209 (whatsapp)