Telefone: (55) 3026 3039
E-mail: [email protected]

Rua Ernesto Becker, 1685
Bairro Nossa Senhora do Rosário
Santa Maria

Palavras-chave: Cultura Popular, Difusão, Escola Viva, Formação, Identidade e Memória, Mídia Livre, Patrimônio Material e Imaterial, Ponto de Memória, Produção

A Oficina de Vídeo – TV OVO é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1996, que ocupa espaço importante na formação audiovisual de jovens, na produção de vídeos comunitários e de curtas-metragens e no registro da memória santa-mariense. A instituição foi contemplada no primeiro edital do Programa Cultura Viva (2004) do Ministério da Cultura com o projeto Espelho da Comunidade e desde lá atua como Ponto de Cultura. Entre 2009 e 2011, foi para a estrada com o projeto FOCU – Pontão Fomento Cultural, desenvolvendo formação, produção e difusão do audiovisual com Pontos de Cultura dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 30/08/2018 recebe sua Certificação de Ponto de Cultura pela Política Nacional Cultura Viva.

A TV OVO também tem reconhecimento nacional através dos prêmios Escola Viva (2007), Selo Cultura Viva (2007), Ponto Mídia Livre (2010), Selo e Prêmio Cultura Viva (2011), Ponto de Memória (2013) e prêmio Culturas Populares (2019), além de ter um forte histórico com o movimento cineclubista e participar do início do festival Santa Maria Vídeo e Cinema. Atualmente, desenvolve oficinas em escolas públicas e produção de documentários sobre identidade e memória, bem como busca patrocínios, por meio da LIC/RS, para restaurar o prédio centenário que se tornará o Sobrado Centro Cultural, um espaço para arte e cultura e também uma escola de comunicação e audiovisual comunitário no centro do Rio Grande do Sul.

Acompanhe o trabalho da TV OVO: