Maria Lisboa Casa de Fado

Maria Lisboa Casa de Fado

E-mail: marialisboafado@gmail.com
Telefone: (51) 98482-1871

Rua Olavo BIlac, 198 (1,59 km)
90040-310 Porto Alegre, RS

Palavras-chave: Gastronomia, Fotografia, Patrimônio Cultura Imaterial, Produção, 

 Uma casa portuguesa com certeza! Em 1953 uma família vinda da cidade do Porto – Portugal trazia na sua bagagem muito mais que alguns pertences, junto eles trouxeram a esperança de uma vida melhor. Essa família comprou uma casa no ano de 1972 situada em um bairro boêmio de Porto Alegre, nesta casa morou um casal português com seu único filho e uma neta. O patriarca dessa família era um guitarrista e fadista que trouxe muitas lembranças de suas noites nos fados vadios da sua cidade natal, por anos ali viveram, e nem imaginava o Sr. Arcanjo que seu bisneto formaria um grupo de fado e música portuguesa, e que nessa mesma casa seria a sede desse grupo, e que hoje é a primeira Casa de Fado do estado do Rio Grande do Sul. A casa já é considerada um ponto cultural e turístico do bairro, muitos são aqueles que param para tirar fotos na frente, assim como o evento “Fado na Cidade Baixa” aguçou a curiosidade e até incentivo das pessoas para que ali se tornasse algo com maior relevância na cultura e turismo de Portugal. Observamos que muitos são aqueles que estão de viagem marcada para Portugal e vem até os eventos para entrar no clima, assim como aqueles que vêm matar a saudade e já se programar para uma viagem de volta, outros os que aqui moram e vem lembrar-se da sua terra querida. Com isso nossa intenção é ter no espaço clube de leitura, artesanato, culinária, dança e música. Assim como receber artistas portugueses, estreitando nossas relações culturais e turísticas.

Circolo Trentino Di Caxias do Sul

Circolo Trentino Di Caxias do Sul

E-mail: circolotrentinocaxias@gmail.com

Av. Independência, 2542
Panazzolo
Caxias do Sul – RS, 95082-380

Palavras-chave:Preservação do idioma, da cultura, da gastronomia, dos hábitos, dos usos e costumes dos seus antepassados

O Circolo Trentino é uma associação formada por descendentes de imigrantes italianos engajados na preservação do idioma, da cultura, da gastronomia, dos hábitos, dos usos e costumes dos seus antepassados, que participaram da fundação da cidade de Caxias do Sul e de formar novos vínculos de amizades não só com a etnia italiana, mas também com as demais etnias que fazem parte da nossa cidade.

Guri Músico

Guri Músico

Fone: (54) 3322-1063
E-mail: gcsomlegal@gmail.com 

Rua Gonçalves Dias, 858
Quinze de Novembro/RS
CEP 98230-000

Palavras-chave: Cultura Popular, Manifestação Cultural, Curso, Oficina, Cadeia Produtiva, Resgate, Infância, Juventude, Campo, Associação

PONTO DE CULTURA GURI MÚSICO (Rede RS de Pontos de Cultura Edital 10/2012, e Ministério da Cidadania desde Ago/2017). O Guri Músico é um projeto social com foco na cultura, o qual utiliza desde 2013, a percussão como ferramenta educacional para atender de forma gratuita, até 50 crianças e adolescentes dos 07 aos 18 anos, em qualquer grau escolar, em situação vulnerável. Utiliza instrumentos da linha da percussão melódica (xilofones, lira, marimba, glockenspiel, vibrafone, tubos,..) e não melódica (caixa clara, pandeiro, bombo, tambores, bateria, congas, pratos, triângulos, agogô, …), por intermédio de profissional de nível superior de Licenciatura em Música e de Bacharelado em Percussão. Foi implantado no Município de Quinze de Novembro, RS. O Programa de Ensino Musical e Desenvolvimento Social, possibilitou a implantação do GRUPO DE PERCUSSÃO SINFÔNICA GURI MÚSICO, que para o ano de 2021, realizará 07 concertos didáticos e 01 Concerto de Comunitário de Rua.

Pampa sem Fronteiras

Pampa sem Fronteiras

E-mail: adrianaguasque@gmail.com ou ponto.pampasemfronteiras@gmail.com

Visconde de Ribeiro Magalhães, Sem Numero
Bagé

Palavras-chave: Valorização da Cultura de Fronteira Brasil-Uruguai, Fomento à Cultura Audiovisual na Fronteira, Geração de Renda por Meio da Produção Audiovisual, Desenvolvimento da Cultura do Candombe, Intercâmbio Cultural Brasil e Uruguai Através do Cinema e do Candombe.

Valorização da cultura de fronteira Brasil-Uruguai, fomento à cultura audiovisual na fronteira, geração de renda por meio da produção audiovisual, desenvolvimento da cultura do candombe (cultura Afro-uruguaia) no lado Brasileiro. Intercâmbio cultural entre brasil e Uruguai através do cinema e do candombe.