Vida Nova CULTUART

Vida Nova CULTUART

Fone: (53) 984579612

R. Dutra de Andrade, 1022
Pinheiro Machado – RS, 96470-000

Palavras-chave: Trabalho com tear e lã crua.

O Projeto Vida Nova, de Pinheiro Machado, foi reconhecido como um Ponto de Cultura pela FURG em 2010, por desenvolver atividades educacionais e artísticas, através de oficinas de música, reforço escolar, artesanato, literatura . Atualmente, enfrenta dificuldades financeiras, está em uma sede provisória , mas seus membros continuam buscando soluções para continuarem desenvolvendo o seu trabalho voluntário no sentido de divulgar as boas práticas.

Ponto de Cultura Liberdade de Expressão

Ponto de Cultura Liberdade de Expressão

Fone: (54) 999552725
E-mail: [email protected]

Av. das Palmeiras, 1634 – Nossa Sra. Aparecida

Três Palmeiras – RS, 99675-000

Palavras-chave: Rádio; Musica; Fotografia; Audiovisual; Dança; Tecnologia; Talentos locais.

O Ponto de Cultura Liberdade de Expressão encontra-se junto a Rádio Comunitária Liberdade de Três Palmeiras, com o objetivo de valorizar os talentos locais, na musica, comunicação, e produção audiovisual, sendo também uma biblioteca comunitária.

Ecos de Angola

Ecos de Angola

E-mail: [email protected]
Telefone: (51) 99753-1969

Rua Antônio Pereira Filho n° 420
(Igra Sul) (162,56 km)
95.560.000 Tôrres, RS

Palavras-chave: Permacultura

No Centro Cultural Ecos de Angola o objetivo é integrar a filosofia da Capoeira Angola com a ética e os princípios da Permacultura , visando proporcionar o desenvolvimento humano de forma holística , onde corpo , mente espírito e meio natural estão integrados . São realizadas oficinas teórico-praticas , palestras , vivências e troca de saberes em Permacultura , Artesanato e Capoeira Angola . As atividades englobam : Introdução aos princípios da Permacultura , criação de hortas orgânicas , técnicas de bioconstrução , banheiro seco , filtro biológico . Atividades artístico-culturais de dança, Capoeira , construção de instrumentos , percussão , exposição de artes , aulas e oficinas de artesanato , campanhas de agasalho e alimentos para fins de doação , coleta seletiva de lixo , exibição de vídeos e fotos e materiais de pesquisa entre outras . Além de uma deliciosa alimentação natural e saudável .

Ilê Axé Cultural Assobecaty

Ilê Axé Cultural Assobecaty

E_mail: [email protected] ou [email protected]
Fone: (51) 30556655 e (51) 81810404

Endereço: Rua Wenceslau Fontoura n. 226
Jardim Santa Rita Guaíba, RS

Palavras-chave: Ponto de Cultura de Matriz Africana, Pontão de Cultura, Resgate Histórico, Exposição Ilê Ifé

Você sabia que o 1º PONTO DE CULTURA DE MATRIZ AFRICANA, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, está localizado na cidade de Guaíba ? A casa tradicional, Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá – ASSOBECATY fundada por Mãe Quina de Yemanjá, em 1943. Hoje é uma referência cultural de Matriz Africana do estado do Rio Grande do Sul. Um ponto de cultura que enfatiza a música, teatro, dança, cinema, fotografia, literatura, exposições. vídeo, arte, inclusão digital, e culinária.

Kanhgág Jãre

Kanhgág Jãre

Terra Indígena Serrinha
Alto Recreio
Ronda Alta – RS, CEP: 99670-000

Palavras-chave: Patrimônio Material e Imaterial, Cultura Indígena, Tradição Oral, Povo Kaingang

Fundada em 2002 a organização indígena Instituto Kaingáng – INKA tem por missão a revitalização, proteção e conservação da cultura junto ao Povo Indígena Kaingáng, mediante a intrínseca relação entre Cultura e Educação. Em 2005 o INKA aprovou no âmbito do Ministério da Cultura, o projeto Ponto de Cultura “Centro Cultural Kanhgág Jãre”, iniciativa que desenvolve desde 2006 junto à comunidade Kaingáng da Terra Indígena Serrinha, Município de Ronda Alta/RS, direcionado ao fortalecimento, valorização e divulgação da cultura do Povo Kaingáng na região. No Ponto de Cultura são promovidas ações de valorização da cultura e língua Kaingáng e conhecimentos tradicionais dos Kanhgág Kófa/idosos Kaingáng, formação de capacidades tendo em vista melhoria da qualidade de vida, bem como a disponibilização de espaço de visitação permanente para socialização da cultura Kaingáng por meio de exposições, apresentações e comercialização de artesanato indígena.