Ponto de Cultura Liberdade de Expressão

Ponto de Cultura Liberdade de Expressão

Fone: (54) 999552725
E-mail: [email protected]

Av. das Palmeiras, 1634 – Nossa Sra. Aparecida

Três Palmeiras – RS, 99675-000

Palavras-chave: Rádio; Musica; Fotografia; Audiovisual; Dança; Tecnologia; Talentos locais.

O Ponto de Cultura Liberdade de Expressão encontra-se junto a Rádio Comunitária Liberdade de Três Palmeiras, com o objetivo de valorizar os talentos locais, na musica, comunicação, e produção audiovisual, sendo também uma biblioteca comunitária.

Cultura viva de Itatiba do Sul

Cultura viva de Itatiba do Sul

Fone: (54) 35281101 / (54) 99611588251 / (54) 996380781

Av. Antonilo Angelo Tozzo, 430 – Centro

Itatiba do Sul – RS, 99760-000

Palavras-chave: Cultura musical amadora; Resgate da história.

O programa Gaitaço da Cultura, teve seu início em 20 de julho de 2005 e tem como objetivo de oportunizar espaço para os artistas locais apresentar o seu talento através da musica e tambem apoiando os eventos comunitários em toda a região. o programa é gravado nas comunidades e posteriormente reproduzido pela RADIO CULTURA DE ITATIBA. Desde seu início já foram realizadas 205 edições em 12 municípios da região, com mais de 300 horas de programas e cerca de 4.500 apresentações. SE TEM GAITAÇO, TEM CULTURA”.

Maria Lisboa Casa de Fado

Maria Lisboa Casa de Fado

E-mail: [email protected]
Telefone: (51) 98482-1871

Rua Olavo BIlac, 198 (1,59 km)
90040-310 Porto Alegre, RS

Palavras-chave: Gastronomia, Fotografia, Patrimônio Cultura Imaterial, Produção, 

 Uma casa portuguesa com certeza! Em 1953 uma família vinda da cidade do Porto – Portugal trazia na sua bagagem muito mais que alguns pertences, junto eles trouxeram a esperança de uma vida melhor. Essa família comprou uma casa no ano de 1972 situada em um bairro boêmio de Porto Alegre, nesta casa morou um casal português com seu único filho e uma neta. O patriarca dessa família era um guitarrista e fadista que trouxe muitas lembranças de suas noites nos fados vadios da sua cidade natal, por anos ali viveram, e nem imaginava o Sr. Arcanjo que seu bisneto formaria um grupo de fado e música portuguesa, e que nessa mesma casa seria a sede desse grupo, e que hoje é a primeira Casa de Fado do estado do Rio Grande do Sul. A casa já é considerada um ponto cultural e turístico do bairro, muitos são aqueles que param para tirar fotos na frente, assim como o evento “Fado na Cidade Baixa” aguçou a curiosidade e até incentivo das pessoas para que ali se tornasse algo com maior relevância na cultura e turismo de Portugal. Observamos que muitos são aqueles que estão de viagem marcada para Portugal e vem até os eventos para entrar no clima, assim como aqueles que vêm matar a saudade e já se programar para uma viagem de volta, outros os que aqui moram e vem lembrar-se da sua terra querida. Com isso nossa intenção é ter no espaço clube de leitura, artesanato, culinária, dança e música. Assim como receber artistas portugueses, estreitando nossas relações culturais e turísticas.

Ecos de Angola

Ecos de Angola

E-mail: [email protected]
Telefone: (51) 99753-1969

Rua Antônio Pereira Filho n° 420
(Igra Sul) (162,56 km)
95.560.000 Tôrres, RS

Palavras-chave: Permacultura

No Centro Cultural Ecos de Angola o objetivo é integrar a filosofia da Capoeira Angola com a ética e os princípios da Permacultura , visando proporcionar o desenvolvimento humano de forma holística , onde corpo , mente espírito e meio natural estão integrados . São realizadas oficinas teórico-praticas , palestras , vivências e troca de saberes em Permacultura , Artesanato e Capoeira Angola . As atividades englobam : Introdução aos princípios da Permacultura , criação de hortas orgânicas , técnicas de bioconstrução , banheiro seco , filtro biológico . Atividades artístico-culturais de dança, Capoeira , construção de instrumentos , percussão , exposição de artes , aulas e oficinas de artesanato , campanhas de agasalho e alimentos para fins de doação , coleta seletiva de lixo , exibição de vídeos e fotos e materiais de pesquisa entre outras . Além de uma deliciosa alimentação natural e saudável .

Outro Sul

Outro Sul

Palavras-chave: Periferia, Dunas, Arte, Estúdio, CDD, Calçada, Basquete, Skate

O Projeto tem como objetivo principal a Formação e Capacitação, a Produção, a Circulação, e a Sustentabilidade para o Ponto de Cultura OUTRO SUL / Comunidade do Loteamento Dunas e Vila Castilho / Mundo, a partir do acesso e criação de conteúdos de Áudio Visual inseridos nas tecnologias da informação e comunicação digital, nos campos artísticos do Designer Gráfico, da Música, da Dança, do Teatro, da Literatura e do Folclore, criando espaços e ações para o exercício da autonomia e autogestão dos envolvid@s, atuando com lideranças comunitárias, agentes culturais e integrantes de grupos e movimentos sociais, criando espaços e ações numa perspectiva de que seja possível desenvolver relações culturais solidárias e organizadas em rede de diversidade sócio – cultural “Outro Sul”, potencializando em especial a Companhia de Dança Daniel Amaro, Centro Cultural e Educacional ODARA, Estúdio CDD Dunas RAP e Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional – ONG AMIZ.