HISTÓRIAS DOS ORIXÁS – Episódio Pérola Negra
Neste primeiro episódio das “Histórias dos Orixás”, a coordenadora do Ponto de Cultura Axemirê, Mãe Andreia d´Oxum, apresenta uma das histórias contadas nas atividades com as crianças que fazem parte das atividades infantis realizadas na entidade. Com objetivos de aproximar todas as crianças, independentemente de suas crenças, das lindas histórias da cultura Afrobrasileira, e assim ajudando a formar jovens e adultos que respeitem todas as religiões, apresentamos a lenda Pérola Negra.

Produção: Ponto de Cultura Trocando Ideia
Apresentação: Fabiana Menini
Entrevistada: Andreia d´Oxum
Gravação e edição: Gustavo Türck (Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre)
Realização: Ponto de Cultura Axemirê

Cultura para Todos
O Instituto Sepé Tiaraju desenvolve o projeto Ijuí em Cena e o Ponto de Cultura “Cultura para todos”. Tem, hoje, em sua sede, aulas de teatro, música, dança e artesanato. É representante legal do Grupo Vir a Ser Teatro, Grupo Mulheres Arteiras, recebe como residente o Grupo de Hip Hop “A Cena Vive”.

Apresentadores: Junior Ceratti e Leandro de Aquino Shmidt
Participantes: Jaqueline Santos Kaingang e Adriano Dal Chiavon
Produção: Ijuí Shop TV, Schumalz Produção de Formaturas

Centro Cultural Austríaco – Ijuí
Os Austríacos, são conhecidos como um povo alegre e culto, que gosta do bom viver. Amam a música, a cultura, a dança, as artes, os esportes e são muito dedicados ao trabalho, sendo a persistência e a tenacidade algumas de suas qualidades mais marcantes.

Apresentadores: Junior Ceratti e Leandro de Aquino Shmidt
Participantes: Elemar Kettenhuber e Geziel Souza
Produção: Ijuí Shop TV, Schumalz Produção de Formaturas

Tecendo em Bilros – Memória e Patrimônio
Este podcast fala sobre um dos projetos do ponto de cultura Casa de Fado Maria Lisboa, que é o resgate de patrimônio e memória através de oficinas de renda de Bilros, tradição essa trazida pelos portugueses e que aqui no Estado do Rio Grande do Sul já não se encontra. Em parceria com a tecelã e artesã Karine Silva do espaço “Anelos – Novelos, vivências e arte em fios”, no ano de 2022, convidamos Vera Felippi, que é doutora em design, tendo como resultado de tese a criação do Museu Moda e Têxtil UFRGS, e escritora do livro “Decifrando Rendas”, no qual fala sobre a renda de Bilros e foi uma das fontes de pesquisa. Ela teve uma participação na oficina de lançamento deste projeto onde apresentamos a proposta de resgate e para formar futuras rendeiras. Neste episódio Edna Souza, do ponto de cultura, e Karine Silva falam sobre as metas que pretendem alcançar e deixam o convite a todos que queiram participar deste movimento que vai resgatar esse lindo trabalho e tecer muitos sonhos, conversas criando assim uma linda teia de rendas.

Assista também no Youtube.

Apresentadora: Edna Souza
Entrevistada: Karine Silva
Filmagem e edição: Jéferson Luz

Laboratório Audiovisual Cine Kafuné entrevista Sady Jacques
Entrevista sobre a atuação do Pontão de Cultura Digital Minuano realizada no Laboratório Audiovisual Cine Kafuné. Dandaru Cordeoli entrevista Sady Jacques coordenador da Associação Software Livre.Org, mantenedora do Pontão.

Participam na montagem técnica Claudia Antunes e Augusto Santos é o facilitador do laboratório.

Contato:
Telefone/WhatsApp: 51-99159.3343
Para participar do Laboratório Audiovisual Cine Kafuné, Só vêm…
https://forms.gle/4fTxR65WVAMhB4Ur7

Dandaru Cordeoli entrevista Sady Jacques

Bate papo com Ponto de Cultura O araçá
Quais os saberes e sabores que estão no leque da comunidade de Cidreira? Uma terra de tantas histórias, memórias, afetos e diversidade alimentar. Passa um cafézinho e chega junto! Vem curtir este bate-papo que rolou com os membros do Ponto de Cultura O araçá, espaço de difusão, cultura, arte e alimentação praieira do Litoral Norte do Rio Grande do Sul!

Descrição: Membros do Ponto de Cultura O araçá debatem e compartilham com @s ouvintes os trabalhos desempenhados em coletivo em prol da preservação, resgate e divulgação dos saberes e sabores da Praia da Cidreira.

Helena Weber: Coordenadora do Ponto de Cultura O araçá, pesquisadora, cozinheira e responsável/mediadora de leitura pela Biblioteca Comunitária Luli Luz
Léo Monassa: Membro do Ponto de Cultura O araçá, músico, diretor artístico e voluntário na Biblioteca Comunitária Luli Luz
Nando Belmonte: Membro do Ponto de Cultura O araçá, fotógrafo, filmmaker, editor técnico e voluntário do coletivo

Helena Weber

TR.i na Teia 2014 Rio Grande do Norte – Natal
Este primeiro episódio do Podcast Trocando Ideia traz como tema a participação do Ponto de Cultura no Encontro Teia da Diversidade, na cidade de Natal-RN, no ano de 2014. Vamos falar da atuação de nossos ponteirxs nos Grupos de Trabalho de Hip Hop e Acessibilidade Cultural e da apresentação artística selecionada via edital, do MC Sirilo da Fusão, com participação especial do Griô Paulo Romeu, no palco principal do Encontro, junto com artistas de todo o país.

Descrição do Tema: Encontro Teia da Diversidade 2014 Natal-RN, Ponto de Cultura Trocando Ideia.

Ficha técnica Locução: André de Jesus e Richard Serraria
Edição: Richard Serraria
Convidadxs: Fabiana Menini – Paula Stucznski – Dilma Negreiros
Produção: Ponto de Cultura Trocando de Ideia
Direção: André de Jesus
Base sonora: Sirilo Da Fusão
Música: Energia positiva – Sirilo;
Baixo: Paulo Romeu;
Guitarra: Marcelo Cappellari;
Bateria: JR Ramos
Teia nacional 2014 – Natal/RN

NAVECAST – A importância das atividades do ponto de cultura
Entrevista 1: Eng. Agr. LEONIR BONAVIGO (Coordenador do Ponto de Cultura)
Destacou os seguintes pontos:
– Forma de organização do Ponto de Cultura Navegantes;
– Importância da participação da comunidade e região; e
– Perspectivas de novos conteúdos a serem gerados pelo Ponto de Cultura Navegantes.

Entrevista 2: ERONI SEBASTIÃO FORTES (Comunicador e apresentador)
Destacou o que segue:
– Articulação e organização dos artistas locais e regionais;
– Espaço de apresentação dos artistas através do programam Encontro de Violeiros; e
– Crescimento dos artistas que levaram a produção de CD e com músicas inéditas.

Entrevista 3: VALÉRIO BERNARDI (Professor e editor de trabalhos culturais)
Destacou o seguinte:
– A participação e valorização da comunidade dos trabalhos realizados;
– A inserção do Ponto de Cultura para a comunidade e região; e
– A importância de apoios a cultura com Projetos de Produção local com a comunidade como sujeito.

Assista também no Youtube

Produção e apresentação: Rogerio dos Reis e Everton Araujo Convidados entrevistados: Leonir Bonavigo, Valerio Bernardi e Sebastião Eroni Fortes

Ponto de Cultura Liberdade de Expressão e a Relação com a Comunidade
Parte 1 – A visão dos Locutores da Rádio Comunitária Liberdade FM

O presente podcast aborda a importância do Ponto de Cultura Liberdade de Expressão, na visão dos locutores da Rádio Comunitária Liberdade FM, que são os que tem a relação direta com os ouvintes, público da comunidade.

Assista também no Youtube

Eloidemar Guilherme: Coordenador geral do Ponto de Cultura, de 2012 até a presente data e Diretor da Rádio Comunitária Liberdade FM 104.9, desde 2008
Alcione Gondoreck: Locutor da Rádio Comunitária Liberdade FM 104.9, desde 2008, divulgando todas as atividades do Ponto de cultura e mantendo a relação direta com acomunidade
Jhonathan Marchesan: Locutor da Rádio e Instrutor em um dos projetos do Ponto de Cultura
Cassiano Karpinski: Locutor da Rádio e Instrutor em um dos projetos do Ponto de Cultura

Bom dia, boa tarde, boa noite Paralela – Total Podecrest PRLL
O Totalpodecrest, podcast (raríssimo) da prll, está de volta! Neste episódio, falamos sobre os 11 anos da Paralela, em edição extraordinária para o Edital Conexão Cultura Viva RS da Rede RS dos Pontos de Cultura. Da abertura como espaço alternativo (e sem alvará) em 2012 até o encerramento primário das atividades, em 2013; do retorno triunfal em 2014, da fundação da Associação Cultural Paralela e do Bloco da Ovelha em 2015, da interdição em 2017, dos processos de reinvenção. Das dificuldades passadas no período pandêmico até os suspiros mais recentes, que culmina na entrega da sede nos Altos da Tronca 3483, e de um futuro ainda indeterminado (mas esperançoso e repleto de possibilidades).

Assista também no Youtube

Participantes: Leonardo Ferrolho, Humberto Giordani, Breno Dallas

VOA BIGUÁ – Trajetória Cultural do Ponto de Cultura Biguá – Espaço Livre
Bem-vindo ao podcast do Ponto de Cultura Biguá, uma produção realizada com recursos do Edital Conexão Cultura Viva RS. Araxane Jardim e Deia Alencar conta a incrível trajetória desse ponto de cultura que tem sido fundamental para a promoção da cultura em sua comunidade. Nessa entrevista, vamos explorar as atividades, sonhos e objetivos do Ponto de Cultura Biguá, desde sua criação até os dias de hoje.

Participantes: Eros Lucy Wirá (entrevistador), Deia Alencar e Araxane Jardim (entrevistados)
Realização: Associação Semente Solidária e Ponto de Cultura Biguá
Gravação e Edição: Gustavo Türck / Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre
Música: Rasante, composição de Matheus Camilo, pianista do Grupo Piá: Concertos E Oficina Programa de Extensão da UFRGS

Ponto de Cultura
No início da noite do dia 27 de abril de 2023, reuniram-se para gravação do podcast do Ponto de Cultura Centro Cultural Leto de Ijui e transmissão ao vivo pelo youtube os membros do Centro Cultural Leto de Ijuí. Primeiramente Mariana Sala Borkenhagen fez uma breve introdução sobre o assunto a ser tratado e apresentação dos participantes, passando a palavra ao Presidente Jonas ao qual relatou sobre o início do movimento étnico referente aos Letos de Ijuí e sobre a construção da Casa Leta, relatando suas memórias, acontecimentos e lembranças.
Após a palavra ficou por conta do coreógrafo Sandro que explanou sobre a cultura Leta, sobre a paixão por pertencer ao Centro cultural Leto de Ijuí, sobre suas experiências e viagens a Letônia e sobre a alegria de fazer parte desse Ponto de Cultura. Ele ainda comentou sobre o grande festival de canto e dança da Europa – que acontece em Riga capital da Letônia e que o grupo Staburags irá se apresentar junto com mais 20 mil dançarinos. Por último a palavra ficou por conta da Mariana que explicou sobre os grupos de dança, grupos de canto, culinária típica e casa típica que o Ponto de Cultura oferece, aproveitando para convidar a todos para prestigiar a Casa Leta em Ijuí.
Participantes:
Jonas Adolfo Sala – Presidente da Etnia Leta
Mariana Sala Borkenhagen – Vice Presidente Cultural
Sandro Roberto Medeiros – Vice Presidente Assuntos Gerais e Coreógrafo
 
Data da gravação/transmissão ao vivo no youtube: 27/04/2023

Bom dia, boa tarde, boa noite Paralela – Total Podecrest PRLL
O Totalpodecrest, podcast (raríssimo) da prll, está de volta! Neste episódio, falamos sobre os 11 anos da Paralela, em edição extraordinária para o Edital Conexão Cultura Viva RS da Rede RS dos Pontos de Cultura. Da abertura como espaço alternativo (e sem alvará) em 2012 até o encerramento primário das atividades, em 2013; do retorno triunfal em 2014, da fundação da Associação Cultural Paralela e do Bloco da Ovelha em 2015, da interdição em 2017, dos processos de reinvenção. Das dificuldades passadas no período pandêmico até os suspiros mais recentes, que culmina na entrega da sede nos Altos da Tronca 3483, e de um futuro ainda indeterminado (mas esperançoso e repleto de possibilidades).

Assista também no Youtube

Participantes: Leonardo Ferrolho, Humberto Giordani, Breno Dallas

Memória do Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos
O presente Podcast traz entrevistas de cidadãos que participam ou participaram ativamente para a formação e manutenção do Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos. Os entrevistados responderam a questionamentos sobre as origens do espaço cultural, a atuação em diferentes ações junto a comunidade local e regional, bem como o papel junto aos órgãos públicos e demais associações locais.

Participantes:
1 Elson Schneider (SRSG Sindicato Rural da Serra Gaúcha) é o presidente da Entidade e associado participante do Conselho Fiscal do Circolo Trentino / Ponto de Cultura. Atua em ações também culturais, apoiando o espaço cultural e algumas ações especificas do Ponto.
2 Evandro Soares (Secretario de Cultura de Bento Gonçalves), membro do Comite Gestor do Ponto de Cultura, proporciona ações públicas em conjunto com o Ponto de Cultura, mantendo um canal aberto de comunicação ágil e necessária.
3 Assessorias: Deise Formolo (Museóloga) trabalha como museóloga no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves. Realiza e apoia ações em conjunto ao Circolo Trentino e Ponto de cultura. Auxilia em questões de preservação de acervos e auxilia no Ponto quando necessário.
4 Cristiane Bertoco (Arquiteta) atua junto ao Museu do Imigrante e com a parceria junto a secretaria de cultura foi cedida para formatar projeto arquitetônico de restauro do prédio e entorno onde hoje se localiza o Ponto de Cultura. Hoje o projeto arquitetônico está pronto e em tramitação junto ao Ipurb.
5 Julia Pasquali (Participante das oficinas e Coordenadora do Ponto) iniciou participando das atividades nas oficinas, sendo que a mesma é artista plástica e desenvolve exposições e atividades voltadas a história e memória local. Hoje atua na coordenação das atividades do Ponto em conjunto com o presidente Marcelo Galvagni.
6 Marcelo Galvagni é presidente do Circolo Trentino e coordenador do Ponto de Cultura atuando na organização das ações a serem fomentadas no espaço.
7 Sandro Giordani atuou como presidente, oficineiro e coordenador do Ponto de Cultura por diversos anos, sendo que atualmente desenvolve a atividade de Conselheiro de Cultura do Estado e produtor cultural em projetos na esfera municipal.

Cultura socioambiental – 50 anos da AIPAN em Ijuí
Era novembro de 1973 e no dia 27 daquele mês, Ludwig Reichardt Filho e outros cidadãos de Ijuí da época, fundavam uma entidade a frente doseu tempo, buscando num mundo ainda desconexo à realidade ambiental, formas de despertar e de cuidar do meio ambiente. Nascia a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural, a AIPAN. Uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com finalidades associativas, culturais e técnico científicas, inicialmente com atuação regional. Essa Associação, de lá pra cá, em seus 50 anos de história, recebeu inúmeros reconhecimentos. Pelo trabalho, pelas ações desenvolvidas, mas principalmente, pelo envolvimento permanente no despertar e agir da cultura socioambiental. Declarada de “utilidade pública” pelo executivo municipal em 1992 e pela Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania do RS em 1993 e, em 2014, foi certificada como Ponto de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, a partir de projeto submetido ao edital de 2012 da SEDAC-RS. Mas esses são pontos altos de uma história que é muito maior, mais rica e que ganha engajamento, força e respeito na comunidade regional, por um trabalho voluntário incansável e que tem, nos participantes desse podcast, seus principais representantes.

Participantes:
Francesca Werner Ferreira – presidente da AIPAN
Vera Lucia de Lima e Silva – associada e voluntária, representante na Rede RS de Pontos de Cultura e integrante da Comissão estadual, como representante da região 7
Cláudio Trindade – associado, membro do Conselho Fiscal e um dos sócios mais antigos em atividade na AIPAN
 
Produção e Apresentação: Douglas Dorneles da Rosa
Gravação: Estúdio da Rádio UNIJUI FM
 

Ponto de Cultura Rubem Berta
Neste episódio do Alvocast conversamos sobre as ações do Ponto de Cultura Rubem Berta Nas Asas da Cultura da Alvo Associação Cultural que faz parte da Rede RS através da Lei Cultura Viva RS. Conheça um pouco desse trabalho num papo bate com Jean Andrade e Jeferson Fidélix. Confira esse bate papo e compartilhe com os amigos.

Siga Jean Andrade: https://www.instagram.com/jean.alvo
Alvo Cultural: https://www.instagram.com/alvocultural ____ Alvocast é o podcast da Alvo Cultural que vai ao ar toda terça às 20h no Youtube e nas principais plataformas de aúdio como Spotify e Google Podcast.
Para anunciar no podcast: [email protected]
Saiba mais em https://www.alvocultural.com

Sobre esse projeto:
Este é um podcast que você poderá assistir no Youtube de forma livre e gratuita semelhante ao Flow podcast, Podpah! dentre outros que são produzidos no Brasil. É um formato que você pode produzir em qualquer dispositivo de aúdio e vídeo. Você ainda encontra nosso podcast no Goggle Podcast e também no Spotify.

Apresentação: Jean Andrade
Vídeo e Edição: Maria Clara Viegas
Aúdio: DJ Edinho DK
Produção: Jean Andrade, J. Fidélix

Ponto de Cultura de A a Z – Uma História pra Contar O PodCast Ponto de A a Z, está de volta!
Neste episódio, falamos sobre a formação da Sociedade União da Vila dos Eucaliptos e o projeto que tornou a instituição um Ponto de Cultura no bairro Mário Quintana, em edição extraordinária para o Edital Conexão Cultura Viva RS da Rede RS dos Pontos de Cultura. Da história que passa desde a formalização da instituição em 1990 até às dificuldades enfrentadas no período da pandemia e dos processos de reinvenção.

Sociedade União da Vila dos Eucaliptos – SUVE
Gravação: Estúdio Ponto de Cultura de A a Z
Produções: Coletivo Mídia Di Vila
 

Podcast Ponto de Cultura Pachamama
O Podcast Ponto de Cultura Pachamama é realizado com recursos do Edital “Conexão Cultura Viva RS” promovido pela ACEFH – Associação Cultural Artística e Esportiva Educando para o Futuro de Harmonia. Com relatos sobre as atividades e a fundação do Ponto de Cultura Pachamama, sua relação com o Movimento e as Comunidades Campesina da Nación Pachamama que tem como uma das vertentes de ação abordar a Consciência Pachamama através da Arte e da Cultura. Apresentado pelas atrizes e oficineiras Cristal Obelar, Killari Molina e pela designer e produtora do Programa Água de Beber Esmeralda Molina. E com oficineiros convidados: Caridade Mendizabal e Irineo Iriarte.

Narração: Cristal Obelar, Caridad Mendizabal, Esmeralda Molina, Irineo Iriarte e Killari Molina
Mixagem de áudio: Esmeralda Molina
Produção: Ponto de Cultura

Podcast Ponto de Cultura Dom Pedrito
O Ponto de Cultura Dom Pedrito, surgiu de uma articulação da sociedade organizada e é gerido pela Cooperativa Habitacional Bela União da cidade de Dom Pedrito. Trabalhamos a Cultura Comunitária de forma a proporcionar que a comunidade tenha não apenas a manutenção de atividades culturais já consagradas, mas também o resgate de algumas delas como é o caso da capoeira.

Apresentadores: Gilcelle Martins, Nei Garcez e Mari Duarte
Participações: Adriana Gonçalves, Rosangela Guzmán, Alice Alves, Leandro Franco e Mestre Lealdino
Produção: Ponto de Cultura Dom Pedrito (Nei Garcez)
Gravação: Studio MPF – Márcio Fonseca

Podcast Coração de Tambor
O podcast do Coração de Tambor, traz Uma conversa riquíssima, entre Lizzi Barbosa e Ivo Ladislau, compositor e pesquisador das Culturas da Afro Açorianidade da Região do Litoral Norte e Península do RS, idealizador e fundador da Rota Açoriana e do Ponto de Cultura Coração de Tambor onde preserva os ritos e raizes africanas de pagamento de promessas, ternos joaninos e embaixadas. Ivo conta um pouco de sua história e da carreira de sucesso que o conduz nos caminhos culturais do Litoral Norte e Península.
Roteiro e Entrevista: LIzzi Barbosa – cantora, compositora, tamboreira e sopradora de conchas. Membro do Comitê Cultura Viva – RS, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cidreira e representante do PC Coração de Tambor na Rede RS de PC. Entrevistado: Ivo Ladislau – Compositor e Pesquisador das Culturas da Afro Açorianidade da Região do Litoral Norte e Península do RS. Idealizador e Fundador da Rota Açoriana e do Ponto de Cultura Coração de Tambor.
Ação Periférica
O protagonismo dos artistas de periferia de 2007 aos tempos atuais.
Produção: Associação Artística e Cultural da Periferia
Apresentação: Luciano Moucks
Entrevistada: Luis Antonio Martins Pereira
Gravação e edição: Luciana Rodrigues

Ponto de Cultura – Associação Cultural Carava da Ilusão – A história da Caravana
Conheça o Ponto de Cultura Associação Cultural Caravana da Ilusão, localizado no município de Vila Maria-RS. Esse podcast faz parte do Programa Conexão Cultura Viva RS. O programa fala sobre toda a caminhada do Ponto de Cultura, desde as oficinas teatrais na escola, até a conquista da sede própria e suas atividades diversas. No programa são apresentados momentos importantes da trajetória da Caravana, os espetáculos da Cia Teatral Caravana da Ilusão e as novidades que surgiram com o passar do tempo.

Participantes:
Elisandro Matos (ator e apresentador)
Eveh Bonato (ator e diretor da Cia Teatral Caravana da Ilusão)
Moisés Zaffari (músico e diretor musical da Cia Teatral Caravana da Ilusão)

Todos os Ventos me levam pras bandas do litoral
O Podcast do Ponto de Cultura Flor da Areia traz o Mestre das Culturas Populares e Filósofo Ivan Therra para contar da caminhada do coletivo de artistas praieiros, até ser reconhecido pelo MINC e obter o Certificado de Ponto de Cultura. O Mestre Ivan Therra faz a narrativa das vontades, progressos e impedimentos que acompanharam a nossa gente da beira, nessa luta pelo fortalecimento das culturas comunitárias de base, tudo isso regado pela boa música praieira, onde cada batida de tambor identifica e ambienta nossas comunidades, tudo pensado e produzido pela nossa gente da beira.

Texto e Interpretação: Mestre Ivan Therra
Produção: Cinevideo Produtora O Marisco
Gravado nos Estúdios da Casa da Cultura do Litoral

Projeta Periferia
A jornada de artistas da Periferia oriundos de programa socioculturais que criaram suas produtoras e essa união gerou a Associação Gaúcha das Produtoras Audiovisuais que tornou-se ponto de cultura Projeta Periferia.

Produção: Ponto de Projeta Periferia Apresentação: Luciano Moucks Entrevistada: Michele Costa
Gravação e edição: Paulo das Neves

A importância de um Ponto de Cultura de Matriz Africana no combate ao racismo
Mestre Guto, coordenador do Ponto de Cultura Africanamente, apresenta as estratégias de intervenção social do seu coletivo e de fala sobre a importância dos Pontos de Cultura de Matriz africana no Combate ao racismo e na construção de novas formas de convivência.

Entrevistado: Mestre Guto Obafemi
Captação de som: Andréa Flores
Pesquisa musical: Rosangela Terra
Edição de som: Magnólia Dobrovolski
Revisão final: Mestre Guto

RAÍZES – Conexão Cultura Viva RS
Neste 1º episódio do Ponto de Cultura Raízes, a docente Nelcí Andreatta Kunzler, sócia fundadora do grupo, relata um pouco da história do Grupo de arte e Cultura Raízes, fundado de 1989, no município de Jóia/RS e foi entrevistada por Carol Barbosa, através do Canal Circula da NEO ARTE e MAIS. Neste relato, constam as ações já desenvolvidas pelo Ponto e também as ações que pretendem realizar. O Ponto de Cultura Raízes desenvolve atividades de Dança em diferentes estilos, oficinas e eventos relacionados à Música, atividades referentes ao Teatro; atua com atividades das Artes e Produções Audiovisuais, Fotografia, Artes Visuais e desenvolve muitos eventos artístico-culturais. É um Ponto de Arte e Cultura organizado para atuar com Artes Integradas e com a Cultura em geral.

Entrevistadora: Carol Barbosa
Entrevistada: Nelci Andreatta Kunzler
Produção e edição: Nelci Andreatta Kunzler e Davi Andreatta Kunzler
História e Memória da Comunidade Kilombola Morada da Paz Território de Mãe Preta
CoMPaz Namastê Ojirè! Ago Yê Mojubá! Pedimos a benção das nossas Divindades e do Conselho de Ìyás e Bàbás da Comunidade Kilombola Morada da Paz – Território de Mãe Preta CoMPaz para que o nosso Asè de escrita aqui seja de gratidão e respeito! Asè! Nossa Yagbá Ancestral Mãe Preta costuma nos dizer ao pé do jacutá: “Reconta a tua história para não esquecer o que ela é hoje e não o que ela foi”. Neste podcast, Baogan Bàbá Kínní, membro do Conselho de Yás e Bàbás da CoMPaz partilha com o público ouvinte a história, a memória, a cultura, a espiritualidade e o jeito de ser e de viver da Comunidade Kilombola Morada da Paz -Território de Mãe Preta desde as suas origens até os dias atuais. Chuva de Luz e desejamos a todos, todas e todes que acessarem esse podcast uma ótima escuta com os ouvidos do coração! Informamos que é possível acessar mais podcasts da Comunidade Kilombola Morada da Paz pelo seguinte link:
https://anchor.fm/territu00f3rio-de-mu00e3e-preta-compaz
Apresentação: Baogan Bàbá Kínní
Trilha Sonora: Grupo Semente de Baobá
Gravação e edição: Marcelo Freire

Ponto de Cultura “CULTURA VIVA DE ITATIBA DO SUL” PARTE 1
A associação Cultural de Radio difusão Comunitária Itatibense, desenvolve o programa GAITAÇO DA CULTURA desde 2003, em 2014 foi reconhecido como Ponto de Cultura “CULTURA VIVA DE ITATIBA DO SUL”até hoje 15/05/2023 ja foram realizados 229 eventos, com mais de 4.500 apresentações.

Participantes: Carlos Zucchi – Coordenador geral do ponto de Cultura Milton Martarelo – Jornalista da Radio Cultura de Itatiba do Sul
Ficha Técnica Gravação e edição: Geciano André Cibulski Realização: Ponto de Cultura Cultura Viva de Itatiba do Sul

Centro Cultural Mestre Borel
Atualmente localizado na cidade de Viamão, o Centro Cultural Mestre Borel iniciou suas atividades no bairro Restinga, em Porto Alegre, há mais de uma década, e atua através da tradição oral, passando conhecimentos relacionados a cultura e ancestralidade, com oficinas de cultura afro e atividades culturais para crianças e jovens da comunidade do bairro Martinica, mantendo vivas as memórias de Mestre Borel, Walter Calixto Ferreira, que foi um dos mais importantes representantes das religiões de origem africana e da cultura negra em Porto Alegre, tradicional tamboreiro, carnavalesco e membro da comunidade cultural negra de Porto Alegre. O objetivo do centro cultural é estimular o pensamento crítico e a vida em sociedade, a partir dos conhecimentos culturais, música, culinária e história da cultura africana. O local é gerenciado pelo filho de Walter Calixto Ferreira, Walter Mello Ferreira, também conhecido como Pingo Borel, que atua como educador social, músico e artesão, e Sandra Soares, que é sua companheira e atua como Assistente Social.

Produção: Tuti Rodrigues e Elisa Casagrande
Apresentação: Elisa Casagrande
Entrevistada: Walter Melo Ferreira (Pingo Borel)
Gravação e edição: Tuti Rodrigues
Realização: Ponto de Cultura Centro Cultural Mestre Borel
 

Podcast Conexão Cultura Viva RS – TV OVO
O podcast Conexão Cultura Viva RS – TV OVO apresenta o coletivo que atua na formação audiovisual de jovens e adolescentes, no registro da memória santa-mariense, com cineclubismo e comunicação comunitária. O podcast traz a participação de Denise Copetti, Marcos Borba e Alexsandro Pedrollo, integrantes associados da TV OVO, e é apresentado por Nathália Arantes, colaboradora da instituição. Durante o bate-papo, os convidados falam sobre a atuação do coletivo, estabelecido em 1996, com forte atuação cultural em Santa Maria e sobre o reconhecimento como Ponto de Cultura desde 2005.

Operador de som e gravação: Alexsandro Pedrollo
Roteiro e edição: Nathália Arantes
Masterização: Alexsandro Pedrollo
Trilha sonora: T. Bless & the Professionals – Freerolling

PodCast Cultura Ponto a Ponto
PodCast em seu primeiro episódio, para apresentar um pouco da história da criação e fundação do Ponto de Cultura Instituto. Neste episódio participaram a senhora Vera Oliveira (Verinha) nossa griô e atual presidente do Instituto, também a Lúcia Bezerra (Lucinha) nossa vice- presidente, o senhor Cristiano fundador e idealizador do Instituto e o senhor Lucas Nunes um dos percussores do Instituto. A proposta do episódio é que os participantes pudessem através de um bate papo descontraído, trouxessem pela memória e pela nostalgia um pouquinho da história do Instituto.

Vera Oliveira – Sacerdote (mãe de santo) – mestra griô, benzedeira – Estudante de História, mãe e dona de casa, conselheira do povo de terreiro e conselheira do conselho da comunidade negra
Lucia Bezerra – Sacerdote (mãe de santo) – psicoterapeuta, defensora da cultura tradicional do povo cigano
Lucas Nunes – educador físico e professor de informática
Cristiano Ávila – Sacerdote de terreiro – fundador e idealizador do instituto – atual coordenador de projetos
Júlio Madruga – Técnico em TI Tecnólogo em marketing – apresentador

Ponto de Cultura Guri Músico – Programa de Ensino Musical e Desenvolvimento Social
O Ponto de Cultura Guri Músico é uma associação sem fins lucrativos, com sede na Rua Gonçalves Dias, 858, (sede de projetos), Centro, Quinze de Novembro, RS. Atuamos há 10 anos ininterruptos atendendo criança e adolescentes de 07 a 18 anos de idades, utilizando a percussão como ferramenta educacional. Temos como missão promever a educação musical e o desenvolimento humano das gerações em formação. Buscamos fornecer um espaço de protagonismo às crianças e adolescentes, contribuindo com sua trajetória humana, cultural e social, almejando o melhor para cada um dos nossos alunos e a prosperidade da comunidade em geral.

Apresentação: Aniely Teixeira Kryszczun Schneider
Entrevistado: Thales Mazutti Schneider
Produção: Ponto de Cultura Guri Músico

Mosaico: Histórias, lutas e resistências, que se ergue a Chancela de Pontão Ilê Axé Cultural no RS
É na luta por direitos culturais e resgate pela valorização das manifestações da mundo da matriz africana (Batuque do Sul), que eleva-se a chancela de Ponto de cultura para Pontão Ilê Axé Cultural na ASSOBECATY. Com Fabiana Souza, Contadora de História e Beto Silva, Percussionista e Educador Social. Assobecaty Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá é uma casa de Batuque e Umbanda que completa 89 anos em 2023. Reconhecida como o 1º ponto de cultura e pontão de matriz africana no estado do Rio Grande do Sul, a Assobecaty é um espaço de resistência, preservação da herança cultural e celebração da identidade afro-brasileira. Com episódios que exploram sua história de lutas por direitos ao território sagrado, força cultural, tecnologia e comunicação, alimentação saudável e explosão de cultura, a Assobecaty convida a todos para uma jornada única de descoberta e conexão com a cultura africana e afro-brasileira.

Fabiana Souza e Beto Silva
Colaboração: Mãe Carmen de Oxalá – Carmen Oliveira, Greice Ellen Oliveira e Denise Yanda Flores, Pontão de Cultura Ilê Axé ASSOBECATY

Memórias dos Carnavais do União
A SCB União é um dos clubes sociais negros, em atividade, mais antigos do interior do estado, com 99 anos de existência caminha a passos firmes para o seu centenário. Os Clubes Sociais Negros, são espaços associativos criados nos séculos XIX e XX, tratando-se uma categoria histórica própria das sociedades nas Emancipações e Pós-Abolição, para e por pessoas negros que buscavam espaços de socialização e ajuda mútua. Instalados em uma sede física, própria ou não, na qual desenvolveram ou desenvolvem atividades sociais, culturais, políticas e beneficentes. A Sociedade União iniciou com atuação no Futebol e possui uma forte atuação e tradição no Carnaval popular de rua. Como uma extensão de suas atividades culturais, mantém a Escola de Samba Acadêmicos do União, colecionando vários títulos durante as décadas, sendo o último em 2016. O formato do carnaval tal como acontece até os dias de hoje, através de desfiles e manifestações de rua, como a Descida da Júlio, em estruturas organizadas especialmente em escolas de samba, data de período anterior aos anos 60, onde então era organizado o bloco “Filhos da Lua” (anos 50), brincadeiras de bumba meu boi e desfiles pelas ruas da cidade (vide Documentário sobre os 90 anos da entidade/Edital FAC-Documenta “Perola Negra” – https://youtu.be/5ywbdG_YvNI).

Participantes: Marta Nunes, João Carlos Silva, Isabel Ferreira, Vilma Nunes e Fabio Nunes
Direção Técnica: Alceu Silva, Renato Gomes e Victor Castilhos
Agradecimentos: UNISC – Curso de Comunicação

Cineclube Torres: mais de uma década de filmes sem pipoca
A caminhada coletiva do Cineclube Torres como Ponto de Cultura Audiovisual da cidade de Torres, através de depoimentos de sócios e amigos da associação cultural, revelando a busca por uma programação continuada, num exercício de cidadania pela demanda e pela ocupação de espaços culturais públicos, sempre em sintonia com valores culturais, humanistas e cívicos.

Locução de José Nilton Teixeira e de: Adriana Silveira Kessler, Carla Patrícia Horn, Graciela Bernardes Horn, Jorge Herrmann, Larri Grassmann Gomes, Leonardo Gedeon, Lika Dalmaso, Maíza Maciel Magnus, Maurício Bittencourt, Nilena Naime Silva, Omar de Barros Filho, Sérgio Valentim. Realização técnica de Tommaso Mottironi

Pesquisa e Registro da Cultura Indígena Kaingáng
Os povos indígenas brasileiros vivem hoje, um momento particular em sua história, onde através de seus coletivos culturais, centros ou museus, estas populações têm buscado, de maneira autônoma, resgatar ou revitalizar as mais diversas expressões culturais de seus respectivos povos fazendo uso do registro destas marcas culturais através de livros, fotografias, peças artísticas ou audiovisuais etc. Estas iniciativas são específicas e representativas por tratar-se de trabalhos protagonizados por indígenas, cuja autoria ainda é pouco vista, e mais rara ainda, sua difusão por meio da devida disponibilização e alcance às escolas, universidades, bibliotecas, centros educativos e outros espaços de saber, que de forma geral, possuem um acervo precário no que diz respeito ao conhecimento das manifestações culturais e artísticas existentes entre os povos indígenas no país, contadas a partir do olhar dos membros destas populações.
Neste contexto a Organização Indígena Instituto Kaingáng – INKA e o Ponto de Cultura Kanhgág Jãre promovem a pesquisa e registro da cultura Kaingáng junto aos Kanhgág Kófa, nossos anciãos e, assim, demarcamos nossos saberes Kaingáng no território da escrita!

Apresentadora: Susana Kaingáng
Participantes: Andila Kaingáng e Fernanda Jófej Kaingáng
Produção: Instituto Kaingáng – INKA, Ponto de Cultura Kanhgág Jãre

Ponto de Cultura Fluência Casa Hip Hop
Neste podcast, o MC Chapahall conduz uma imersão na história da Fluência Casa Hip Hop, Ponto de Cultura localizado em Caxias do Sul – RS. Participam da entrevista o Ge, Kamila, Pri e Fran, que são os fundadores e coordenadores da instituição. A conversa aborda como foi que surgiu a ideia de abrir um espaço de produção da Cultura Hip Hop na Zona Norte da cidade, os desafios e as superações ao longos de 3 anos e meio de existência do Ponto de Cultura. Atualmente, são 85 participantes de oficinas continuadas de formação e qualificação nas linguagens do Hip Hop, sendo crianças, adolescentes e adultos que, juntos, dão vida à Fluência Casa Hip Hop.

Participantes:
Willian Xavier (MC Chapahall) – fez a mediação do podcast. É professor residente de oficinas de MC no Ponto de Cultura
Geovani de Gregori (Ge Break) – Faz parte da coordenação, artista, dançarino de Breaking (b.boy), produtor cultural e professor de oficinas de Breaking
Franciele Minuzzo -Faz parte da coordenação, trabalha com produção cultural e é responsável pelo gerenciamento financeiro da instituição
Priscila Minuzzo – Faz parte da coordenação, fotógrafa, é responsável pelas redes sociais e divulgações
Kamila Bazzo – também faz parte da coordenação, é psicóloga. Trabalha com produção cultural e psicologia social

Peça Sonora Quilombo Do Sopapo Sempre – 15 anos
Nos próximos minutos você percorrerá 15 anos em pouco mais de meia hora de uma peça sonora, viajando pela Trajetória do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. A peça sonora a seguir não tem uma ordem cronológica, mas veja que atravessa os anos coerente em suas pautas, seu discurso e com sua prática O percurso foi organizado por blocos: como e para que veio esse Ponto de Cultura, nossas identidades de fazedores culturais, nossas frentes e bandeiras de luta, o território, quem sou eu, quem nós somos. A produção não segue os modelos mais convencionais de podcast pois adotou o modelo estilístico de rádio arte, se inscreve na categoria de paisagem sonora.

Produção: Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo