Primeiro encontro com a SEDAC em 2015

IMG_6614

Nos dias 26 e 27 de Janeiro, em Porto Alegre, aconteceu a 1ª reunião presencial da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura do RS em 2015, no encontro de encerramento do projeto Nós da Rede. A Comissão pode debater sobre os avanços das pautas e agendas nesses últimos dois anos de atuação e, ainda no dia 26, encontrou os Pontos de Cultura que participaram das oficinas de Produção Cultural e de Plataforma Virtual (pontosdecultura.redelivre.org) do Projeto Nós da Rede.

No dia 27 de janeiro, a comissão reuniu-se com os novos gestores de cultura do estado, Secretário Estadual de Cultura,Victor Hugo Silva, o Secretário Adjunto, André Kryszczun, o Diretor de Cidadania Cultural, Leoveral Soares e o Coordenador de Culturas Populares, Clóvis André, na SEDAC. Foi um primeiro encontro, em que tivemos a oportunidade de apresentar como a comissão é constituída no estado e o funcionamento da mesma em relação a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC).

16194657928_18dddb113c_o

No encontro da tarde do dia 27 de janeiro foram protocolados dois documentos, um deles elaborado pela Comissão RS e outro uma moção, sobre a extinção da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul pelo atual governo estadual, moção apresentada durante a reunião com os Pontos de Cultura que participaram da última atividade do projeto Nós da Rede em Porto Alegre. Ambos documentos estão anexados para que tod@s ponteir@s de nossa Rede tenham conhecimento de seus conteúdos.

A reunião com a SEDAC teve como pontos discutidos a implementação da Lei Cultura Viva RS, aprovada em 18 de dezembro de 2014 na assembleia Legistativa do Rio Grande do Sul, com 35 votos favoráveis e nenhum contrário, lei que foi sancionada pelo então goverdaor Tarso Genro em 30 de dezembro de 2014 e que tem o número 14.663/2014. O outro assunto apresentado é a realização do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura ainda neste primeiro semestre de 2015 para fazer a nova composição da representação estadula da Rede dos Pontos de Cultura para os próximos dois anos.

Foram entregues pela SEDAC dois documentos solicitados pela Comissão antes da reunião, documentos que apresentam a situação dos convênios dos editais 10 e 11 de 2012, documentos estes também anexados a esta postagem para que toda a Rede possa acompanhar como está a situação dos convênios.

16196387077_4a7e61c719_o

Estaremos durante o mês de fevereiro realizando novas postagens trazendo a Rede estadual dos Pontos de Cultura informações sobre as ações que estarão acontecendo durante este primeiro semestre para a preparação do Fórum Estadual e sobre a implementação da Lei Cultura Viva RS, em especial a construção do Comitê Gestor do Cultura viva previsto na lei 14.663/2014.

Importante ressaltar que foi transmitido pelo Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural, Leoveral, o compromisso de fazer o pagamento da segunda parcela dos vinte quatro pontos de cultura que tiveram esta parcela empenhada no final de 2014. Deste 24 pontos de cultura, quatro já haviam recebido a segunda parcela e os demais 20 pontos de cultura, segundo Leoveral, estariam recebendo a segunda parcela até o final da primeira semana de fevereiro. Os pontos de cultura que estão com a segunda parcela empenhada e que devem receber até o final desta primeira semana do mês corrente são os seguintes, conforme constam dos documentos anexados:

Edital nº 10:

  • Ponto de Cultura – Cultura Viva de Itatiba do Sul

  • Guri Músico – iniciação musical com ritmos gaúchos, brasileiros e alemães de Quinze de Novembro

  • Ponto de Cultura – Liberdade de Expressão de Três Palmeiras

  • Sankt Petrus Dança Brasil de São Pedro da Serra

  • Crescendo e Aprendendo com o Saber do  Mundo da Cultura de Coxilha

Edital nº 11

  • Ilê Axé Cultural  de Guaíba

  • Terreira da Tribo – Ponto de Cultura de Porto Alegre

  • Ação Periférica de Porto Alegre

  • Varanda Cultural: conexões artísticas e culturais de Porto Alegre e Triunfo

  • Profissão Artesão de Porto Alegre

  • Rubem Berta nas Asas da Cultura de Porto Alegre

  • Ventre Livre – o Sopapo sai do Som de Porto Alegre

  • Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão de Porto Alegre

  • Cultura de A a Z de Porto Alegre

  • Ponto de Cultura Rio Pardo de Rio Pardo

  • Academia de Arte e Cultura de Canela

  • Flor de Areia de Cidreira e Balneário Pinhal

  • Ponto de Cultura Trocando Ideia de Jaguarão

  • Talentos da Comunidade de Alegrete

  • Cultura Socioambiental em duas Comunidades Escolares de Ijuí, RS de Ijuí

 A Comissão RS dos Pontos de Cultura solicita aos Pontos de Cultura acima relacionados, caso não tenham cumprido o compromisso assumido pela SEDAC em reunião no dia 27 de janeiro de 2015 com a Comissão RS dos Pontos de Cultura, façam contato pelos e-mail´s pontosdeculturareders@gmail.com ou lantonarq@gmail.com .

Também podm fazer contato com Carlos, da SEDAC, pelo telefone 51-32887519 para terem informações sobre o andamento do pagamento.

LEI 14.663

CEPdCRS 001

CEPdCRS 002

CEPdCRS 003

CEPdCRS 004

CEPdCRS 005

CEPdCRS 006

CEPdCRS 007

CEPdCRS 008

CEPdCRS 009

CEPdCRS 010

CEPdCRS 011

CEPdCRS 012

CEPdCRS 013

CEPdCRS 014

Um comentário sobre “Primeiro encontro com a SEDAC em 2015

  1. AIPAN - Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural
    Bom trabalho equipe! Unidos somos mais fortes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 5 =