Local: IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil – Ponto de Cultura

Endereço : Rua Gal Canabarro nº 363,  esq. Rua Riachuelo, Centro de Porto Alegre

Quando: 31 de março de 2015, Terça-feira

Horário: 18h30min às 20h30min

 

20150318_19252020150318_192540

fotos: Leandro Anton

No dia 18 de março, no IAB, realizamos o segundo Fórum de Pontos de Cultura da Região Metropolitana de Porto Alegre, conforme calendário estabelecido no encontro de 04 de março na Casa de cultura Mário Quintana, ocasião que definimos duas reuniões mensais, uma a cada duas semanas.

No fórum do dia 18 tivemos a presença de 12 agentes culturais de Pontos de Cultura de Porto Alegre e Triunfo. Estiveram presentes Campo da Tuca, União Rede de Cultura da Tinga, Trocando Ideia, Quilombo do Sopapo, Cultura de A a Z, Solar do IAB, Biblioteca social Mundial e Ponto de Cultura Feminista Corpo, Arte e Expressão de Porto Alegre e Omorodê e Varanda Cultural de Triunfo. Por ter sido um momento de lançamento do Ponto de Cultura do IAB, tivemos a presença do Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da SEDAC, Leoveral Göelzer, no início da nossa reunião. Leoveral aproveitou para reafirmar que o Cultura Viva e os Pontos de Cultura são um dos três programas estratégicos e prioritários pela atual gestão da Secretaria e que estão buscando viabilizar novos editais para a rede para além dos de Pontos de Cultura, mas de ações culturais dirigidos aos Pontos de Cultura já conveniados, como um possível edital a partir de recursos oriundos do DETRAN, para realizar ações culturais com objetivo de trabalhar educação e a prevenção à violência no trânsito. Este edital tem a possibilidade de acontecer no segundo semestre de 2015.

O Fórum Metropolitana é um espaço  de organização da Rede dos Pontos de Cultura do RS e que está estabelecendo um debate permanente sobre a Lei Cultura Viva RS, a preparação do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura que deve ocorrer até o início do segundo semestre deste ano, além de ser um espaço de integração dos Pontos de Cultura da Região Metropolitana e de construção de ações coletivas desta rede. Também é objetivo deste Fórum ser provocador e colaborador para que se estabeleçam outros Fóruns de Pontos de Cultura em outras regiões do Rio Grande do Sul para fortalecer a Rede RS e preparar nosso Fórum Estadual.

Nesta terça, conforme já solicitado por outros Pontos de Cultura, principalmente aqueles que estão localizados fora de Porto Alegre, estaremos definindo que um dos encontros do mês ocorra em sábados, para que possamos ter a participação de maior número de Pontos de Cultura e também para realizarmos momentos de formação e de trocas mais longas, para que possamos gerar dinâmicas de trabalho e também ampliar a participação e apropriação das políticas culturais, tanto locais, como nacionais.

A pauta da reunião desta terça-feira será:

– Fórum Estadual

– Lei Cultura Viva RS – Comitê Gestor Cultura Viva

– Definir calendário dos próximos meses estabelecendo um dos encontros mensais aos sábados

– Seminário Lei Cultura Viva RS para os Pontos de Cultura da Região Metropolitana – data.