Entre os dias 08 e 10 de dezembro de 2016, a Universidade Federal de Pelotas, realizou o Seminário Punto a Ponto, com o tema do corredor Cultural entre Brasil e Uruguai focando a relação na produção audiovisual e música.

A organização do Seminário fez convite a 37 Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul, que possuam iniciativas nestas áreas para junto com a Comissão RS dos Pontos de Cultura participarem do Seminário.

Na noite de 08 de dezembro, na antiga sede do Ponto de Cultura Chibarro, reunimos a Comissão RS e todos os 37 Pontos de Cultura presentes para tratamos três assuntos:

  1. Fórum Estadual dos Pontos de Cultura;

2. Implementação da Lei Cultura Viva RS, lei 14.663/2014;

3. Convênio SEDAC/MINC/ Pontos de Cultura;

Encaminhamentos:

1.1. Fórum Estadual dos Pontos de Cultura ser realizado até a primeira quinzena de junho de 2017 independente de obtermos recursos para subsidiar o encontro;

2.1. Redigimos uma solicitação de audiência pública à Comissão de Cultura, Educação, Esportes, ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa para tratar da implementação da Lei cultura Viva RS que passa a ter eficácia no momento que for nomeado e dado posse ao Comitê Gestor da Política Cultura Viva RS (LEI 14.663). Para saber da composição e das incumbências do comitê Gestor clicar sobre o número da lei e terá acesso ao tento integral da Lei Estadual. IMPORTANTE LEITURA!

3.1. Atualizar informações em reunião com o Diretor de Cidadania e Diversidade Cultura, Leoveral Soares, e passar informe sobre a situação do convênio dos pontos de cultura RS e SEDAC.

Dos encaminhamentos protocolamos a solicitação de audiência no dia 15 de dezembro (2016-12-08_audiência assembleia) (protocolo audiência) e da reunião com Leoveral Soares protocolamos pedido no dia 23 de dezembro (oficio 04-2016_para SEDAC-RS TCC) e a reunião irá ocorrer dia 04 de janeiro às 15h na SEDAC. Todos Pontos de Cultura que puderem estar presentes estão convidados. Passaremos informe do resultado da reunião no dia 05 de janeiro.

Abaixo está um vídeo-informe que decidimos em reunião dos Pontos de Cultura de Porto Alegre gravar e ser o relato das situações citadas acima. Esta prática desejamos manter e buscar assim dar constância e fortalecer uma relação em rede dos temas que nos são importantes e assim gerar um espaço de comunicação comum à nossa rede, seja por lista de emails, por postagem em facebook, grupo de whatsap e em especial a página www.pontosdeculturars.redelivre.org.br.

Boa leitura e audição!