Pintura corporal

Delegações das 13 Terras Indígenas chegam para os Jogos dos Povos Indígenas do RS, II edição 2013, na aldeia Serrinha, que abrange os municípios de Três Palmeiras, Constantina, Ronda Alta e Engenho Velho (RS).

É intensa a movimentação na Aldeia Sede dos Jogos Indígenas do RS, Serrinha, nesta quinta (26).

Com a chegada das caravanas, que vem de 13 Terras Indígenas do Estado do Rio Grande do Sul, formadas por atletas, lideranças indígenas e candidatas à Rainha da Beleza Kaingáng dos Jogos Indígenas, a aldeia Serrinha, dá início à bela festa que acontece nestes próximos dias.

Preparação

Durante esta madrugada, o trabalho com ornamentos e pinturas não parou na Serrinha. Envolvida com a preparação de grupos culturais para as apresentações nos Jogos, a artista plástica e escritora, Vãngri Kaingáng, aposta em belos grafismos e adornos para garantir a beleza dos ritos. “Estamos a muitos dias organizando os trajes típicos e o cuidado com as pinturas corporais deve ser bem feito, há um rigor muito grande em relação ao nosso grafismo”, explica Vãngri.

O trabalho da comunidade também foi até altas horas, por onde se andava nas estradas da aldeia, a movimentação com os últimos detalhes era intensa.

Noite Cultural

Está prevista para esta noite, o grande cerimonial de abertura dos Jogos, que contará com demonstrações de práticas indígenas tradicionais, acendimento do fogo ancestral, cantos indígenas, apresentação das delegações indígenas, grupos culturais e as mais belas indígenas que disputarão a coroa à Rainha dos Jogos Indígenas 2013.

A programação de abertura acontecerá logo mais, às 20hs na Arena Cultural em Serrinha.

Por Sônia Kaingáng

CHEGADA DA DELEGAÇÃO DA TERRA INDÍGENA CACIQUE DOBLE

ARTESÃO KAINGÁNG EM TRABALHO DE GRAFISMO EM TEAR

PINTURA DE CANDIDATA À RAINHA DA BELEZA KAINGÁNG