Depoimento de Leandro Anton do Comitê Gestor Cultura Viva sobre o processo de construção do evento TEIA 2021.
Quem somos
Somos uma rede estadual tecida por mais de 200 Pontos de Cultura, espraiados pelo Rio Grande do Sul e que realizam iniciativas culturais ligadas aos povos indígenas, quilombolas, de matriz africana, de economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital, culturas populares e juventude, abrangendo diversos tipos de linguagens como música, artes cênicas, cinema e produção audiovisual, circo, literatura, capoeira, folguedos, entre tantas outras.
Os primeiros pontos do estado foram reconhecidos através de convênio com o Ministério da Cultura em 2005, outros, através da Rede Cultura e Saúde em convênio com o Grupo Hospitalar Conceição e outros, ainda, através de convênios municipais e Pontões de Cultura. Mais recentemente, há os que foram reconhecidos através de convênio com a Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul por edital lançado em 2012. Em 2014, com a aprovação da Lei Cultura Viva, surgiu também a possibilidade de grupos culturais solicitarem o reconhecimento como Ponto de Cultura, a partir da inserção de dados na plataforma Cultura Viva, onde é avaliado o mérito das atividades desenvolvidas por estes grupos e a sua possível certificação.
A rede de Pontos de Cultura do RS é representada pela Comissão dos Pontos de Cultura do RS e pelo comitê gestor da Política Cultura Viva no Estado do Rio Grande Sul. Explore o site e fique conhecendo ainda mais sobre a nossa diversidade!