Rua Álvaro Chaves, 326
Centro – Ijui/RS
CEP 98700-000

Palavras-chave: Água, Alimentação, Biodiversidade, Plantas, Produção, Reciclar, Repensar, Reutilizar, Sementes, Sustentabilidade, Trilhas, Vida

AIPAN (Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural), é uma associação civil de direito privado, autônoma e com personalidade jurídica, sem fins lucrativos. Suas finalidades são associativas, culturais e técnico científicas, com âmbito regional.

A AIPAN foi fundada em novembro de 1973. É constituída por pessoas físicas comprometidas com o debate e a responsabilidade socioambiental. Trabalha para congregar pessoas através de ações culturais, de preservação e recuperação do ambiente natural e suas variadas formas de vida, bem como a utilização sadia dos recursos naturais, buscando uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Realiza oficinas de sensibilização como: trilha dos sentidos, vivências na natureza e contação de histórias. Os assuntos abordados nas rodas de conversas podem ser produção agroecológica, poluição, reciclagem, destino correto dos resíduos/lixo e compostagem.

Faz e incentiva a produção em hortas comunitárias de verduras, hortaliças… ervas aromáticas, condimentares, medicinais… entre outras. Com muitos anos de atuação na comunidade, como coletivo, é protagonista de oficinas que abordam as questões socioambientais, nas diferentes redes de ensino e em outras instituições, construindo uma teia de informações que auxilia na proposição de projetos socioambientais em várias esferas. Procura desenvolver suas atividades de forma integrada e transversal nos aspectos relacionados ao MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO E CULTURA.