Fone/whatsapp: (51) 33980602
E-mail: [email protected]

Avenida Capivari, 602
Bairro Cristal -Porto Alegre
CEP 90810-070

Palavras-chave: Agricultura Urbana, Comunicação, Cultura Urbana, Direito à cidade, Economia Solidária, Educação Popular, Fotografia, Juventude, Produção Cultural, Teatro de Animação, Territórios Educativos

O Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo tem sido um importante espaço de realização do sentido ampliado de cultura na região do Cristal e Morro Santa Teresa em Porto Alegre, que articula as dimensões simbólicas-identitárias, econômicas (como vetor do desenvolvimento local) e cidadã. Trata-se, portanto, de uma estratégia de fortalecimento da participação e da democracia, especialmente através de sua presença comunitária, nos movimentos de direito à moradia e na defesa dos direitos humanos das famílias da região.

O espaço é fruto da articulação da Oscip Guayí com moradores do Cristal e coletivos culturais tendo como parceiro para sua origem o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajufe). Em 16 de abril de 2008, recebeu a benção da Mestra Griô Sirley Amaro, dos Mestres Griôs Baptista e Giba Giba e da Bataclã FC, que tornaram-se madrinhas e padrinhos do Quilombo do Sopapo.

O Ponto de Cultura tem na relação entre comunicação e cultura, a articulação de diversas linguagens artísticas: o audiovisual, o teatro de animação, a música, a percussão, a fotografia, a arte visual, a arte gráfica e a poesia. Linguagens nas ações estão associadas ao software livre, a economia solidária, ao feminismo, a negritude, a cooperação e solidariedade, ao território e a territorialidade, a pedagogia griô e seus territórios educativos. Onde o Sopapo, o grande tambor, promove o encontro e o diálogo de gerações.