Fluência Casa Hip Hop

Fluência Casa Hip Hop

E-mail: [email protected] e [email protected]
Fone: (54) 991057241

Rua Francisco Barbosa Velho, 132
Bairro Santa Fé – CEP 95047-037
Caxias do Sul – RS

Palavras-chave: Hip Hop; Artes Visuais; Música; Dança; Produção Cultural; Direitos Humanos.

A Fluência Casa Hip Hop é um equipamento cultural localizado no bairro Santa Fé, na zona norte do município de Caxias do Sul – RS, espaço periférico que pulsa vida, energia e arte. Foi inaugurada em agosto de 2019. A instituição visa a produção da Cultura Hip Hop através de ações transversais que mesclam os diferentes elementos deste movimento: as Danças Urbanas, o Graffiti, o DJ e o MC, buscando respeitar, valorizar e difundir os elementos originários do Hip Hop. Com espaço amplo de 288m², a Fluência Casa Hip Hop realiza atividades formativas descentralizadas através da aprovação de projetos culturais em editais públicos e privados. Além disso, trabalha ativamente para a manutenção da Cultura Hip Hop por meio de múltiplas ações e suporte aos artistas locais.

Águia Agito

Águia Agito

Palavras-chave: Carnaval, Percussão, Futebol

A Sociedade Cultural e Beneficente União é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1o de julho de 1923, que tem como objetivo divulgar e preservar a cultura Afro-Brasileira em Santa Cruz do Sul, município constituído predominantemente por descendentes germânicos, mas com uma expressiva e invizibilizada comunidade negra. O local sempre proporcionou à comunidade negra, um local para diversão, mas também para a promoção de atividades culturais, artísticas, recreativas e esportivas. No ano de 2009, a entidade teve seu primeiro projeto sócio-educativo-cultural aprovado, para a formação de uma mini-bateria de carnaval. Em Edital Público de 2012, através do Águia Agito: Resgate e Valorização da Cultura Afro-Brasileira através do Carnaval, se torna Ponto de Cultura do RS. A certificação foi um marco histórico para a cidade e para a comunidade negra local, demonstrando a diversidade e a pluralidade étnico-cultural de Santa Cruz do Sul. A entidade também trabalha no desenvolvimento de atividades ligadas a cultura negra, promovendo uma agenda para novembro, o mês da consciência negra e o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Odomodê

Odomodê

E-mail: [email protected]
Telefone: 51 – 2103-2915

Av. Ipiranga, 3850 (3,62 km)
90160-001 Porto Alegre, RS

Palavras-chave: Cultura Afro-Gaúcha, Resistência, Cultura Negra

O Instituto Sociocultural Afro-Sul/Odomode funciona como movimento de luta e valorização da cultura negra e do direito a livre expressão da pessoa humana. Desde 1974 abriga o Grupo de Música e Dança Afro-Sul, o Ponto de Cultura Odomode, além de ser uma escola de formação artística e desenvolvimento da autoestima e valorização da cultura afro-brasileira desenvolvendo um trabalho social com base na cultura negra.

Ecos de Angola

Ecos de Angola

E-mail: [email protected]
Telefone: (51) 99753-1969

Rua Antônio Pereira Filho n° 420
(Igra Sul) (162,56 km)
95.560.000 Tôrres, RS

Palavras-chave: Permacultura

No Centro Cultural Ecos de Angola o objetivo é integrar a filosofia da Capoeira Angola com a ética e os princípios da Permacultura , visando proporcionar o desenvolvimento humano de forma holística , onde corpo , mente espírito e meio natural estão integrados . São realizadas oficinas teórico-praticas , palestras , vivências e troca de saberes em Permacultura , Artesanato e Capoeira Angola . As atividades englobam : Introdução aos princípios da Permacultura , criação de hortas orgânicas , técnicas de bioconstrução , banheiro seco , filtro biológico . Atividades artístico-culturais de dança, Capoeira , construção de instrumentos , percussão , exposição de artes , aulas e oficinas de artesanato , campanhas de agasalho e alimentos para fins de doação , coleta seletiva de lixo , exibição de vídeos e fotos e materiais de pesquisa entre outras . Além de uma deliciosa alimentação natural e saudável .

Ilê Axé Cultural Assobecaty

Ilê Axé Cultural Assobecaty

E_mail: [email protected] ou [email protected]
Fone: (51) 30556655 e (51) 81810404

Endereço: Rua Wenceslau Fontoura n. 226
Jardim Santa Rita Guaíba, RS

Palavras-chave: Ponto de Cultura de Matriz Africana, Pontão de Cultura, Resgate Histórico, Exposição Ilê Ifé

Você sabia que o 1º PONTO DE CULTURA DE MATRIZ AFRICANA, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, está localizado na cidade de Guaíba ? A casa tradicional, Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá – ASSOBECATY fundada por Mãe Quina de Yemanjá, em 1943. Hoje é uma referência cultural de Matriz Africana do estado do Rio Grande do Sul. Um ponto de cultura que enfatiza a música, teatro, dança, cinema, fotografia, literatura, exposições. vídeo, arte, inclusão digital, e culinária.