Ponto de Cultura Liberdade de Expressão

Ponto de Cultura Liberdade de Expressão

Fone: (54) 999552725
E-mail: [email protected]

Av. das Palmeiras, 1634 – Nossa Sra. Aparecida

Três Palmeiras – RS, 99675-000

Palavras-chave: Rádio; Musica; Fotografia; Audiovisual; Dança; Tecnologia; Talentos locais.

O Ponto de Cultura Liberdade de Expressão encontra-se junto a Rádio Comunitária Liberdade de Três Palmeiras, com o objetivo de valorizar os talentos locais, na musica, comunicação, e produção audiovisual, sendo também uma biblioteca comunitária.

Ilê Axé Cultural Assobecaty

Ilê Axé Cultural Assobecaty

E_mail: [email protected] ou [email protected]
Fone: (51) 30556655 e (51) 81810404

Endereço: Rua Wenceslau Fontoura n. 226
Jardim Santa Rita Guaíba, RS

Palavras-chave: Ponto de Cultura de Matriz Africana, Pontão de Cultura, Resgate Histórico, Exposição Ilê Ifé

Você sabia que o 1º PONTO DE CULTURA DE MATRIZ AFRICANA, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, está localizado na cidade de Guaíba ? A casa tradicional, Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá – ASSOBECATY fundada por Mãe Quina de Yemanjá, em 1943. Hoje é uma referência cultural de Matriz Africana do estado do Rio Grande do Sul. Um ponto de cultura que enfatiza a música, teatro, dança, cinema, fotografia, literatura, exposições. vídeo, arte, inclusão digital, e culinária.

Crescendo e Aprendendo

Crescendo e Aprendendo

Fone: (54) 3379 1231 e (54) 98416-2729

 Av. Ilso Jose Webber, 355
Centro – Coxilha  – RS

Palavras-chave: Social, Cultural, Educacional, Pequena Indústria de Alimentos, Implantação de Estufas para Horticultura

O Projeto Viver “ Centro Cultural e de Assistência Social Ilso José Webber, surgiu em 2005, com a necessidade e a vontade de ajudar adultos e crianças no seu desenvolvimento, de lá para cá trabalhamos com diversas oficinas gratuitas, tanto para crianças como para adultos, tais como leitura, reforço escolar, contação de história, psicóloga, música, teatro, carrinho de rolimã entre outras. Trabalhamos também com a inclusão social, pois temos alunos com deficiência visual e intelectual, os quais se desenvolvem muito bem na música e no teatro. Nossa entidade social é uma OSCIP( Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos ). Participamos dos pontos de cultura desde 2012 com o Projeto “Crescendo e Aprendendo no Mundo da Cultura”. Além da atuação na área cultural, fundamos uma pequena indústria de alimentos e instalamos estufas para produção de hortaliças orgânicas sustentáveis. Isso nos possibilitou autonomia financeira, além de gerar emprego e renda para 9 pessoas. A nossa participação na Teia nos possibilitou uma troca de conhecimento e diversidade cultural imensa e linda em nossa cultura. O empenho e a alegria dos nossos artistas, foi emocionante e gratificante, pois conseguimos visualizar a importância de ensinar o gosto pela cultura em nossa comunidade.

Africanidade

Africanidade

Fone: (51) 99987.2711

R. Dr. Arno Horn, 211
Restinga, Porto Alegre – RS
91790-845

Palavras-chave: Fotografia, Patrimônio Cultural Imaterial.

O Ponto de Cultura Africanidade é reponsável por avivar a memória coletiva como instrumento impulsionar as relações entre as pessoas e grupos renovando as consciências especialmente com os jovens para que se sintam integrantes do coletivo social afim de expandir suas habilidades criativas. Nossa responsabilidade é educativa-cultural com oficinas de capoeira, teatro, dança, percussão, preservação da memória, seminários, entre outros. A tua em parceria com Instituições, pesquisadores, escolas públicas, movimentos sociais e entre outros Pontos de Cultura. As ações são organizadas coletivamente exercitando a gestão compartilhada por meio do Comitê Gestor Comunitário. É proponente e co-gestor da Semana da Consciência Negra da Restinga e Semana da Restinga, realizando sistematicamente suas ações. Do início das ações culturais ,como prática de resistência ,cultural e de matriz africana. O Ponto de cultura Africanidade com a segunda etapa do Edital para Pontos de Cultura rodando durante o período de pandemia reestruturou-se as atividades para as atividades para reinventar a interação da cultura na comunidade dedicando mais tempo para produção estratégica amparada na tecnologia e alcançar o maior número de pessoas possíveis.

Paralela

Paralela

Telefone: (54) 98433.0054
E-mail: [email protected]

Rua Tronca, 3483/3485
Rio Branco
Caxias do Sul/RS – CEP 95010-100

Palavras-chave: Música Independente, Carnaval, Bloco da Ovelha, Música Autoral, Cinema, Fotografia, Desfile Carnavalesco, Oficinas, Debates, Direitos Humanos, Feiras Criativas, Economia Criativa, Festivais de Música

O Ponto de Cultura Associação Cultural Paralela funciona desde 2012 no bairro Rio Branco em Caxias do Sul, e realiza atividades em diversas áreas da cultura, sendo realizadora de atividades relativas à sessões de cinema, shows de música independente, bate-papos e debates na área dos direitos humanos e de movimentos identitários, exposições de artes visuais, bazares com marcas locais e brechós itinerantes, oficinas variadas no ramo das artes, da cultura e da economia criativa. É realizadora do Bloco da Ovelha, um dos principais blocos de rua do estado, com público estimado em 25 mil pessoas que participam anualmente de suas edições. Dentro de seu espaço, permite a atuação de coletivos e organizações culturais de diversos meios, que usam o ponto de cultura como espaço para desenvolver suas atividades.