Cantadores de Terno de Reis em Osório

Cantadores de Terno de Reis em Osório

E-mail: [email protected] e [email protected]
Telefone: 51 991354603

Rua do Poente, 540
Loteamento Jardim da Lagoa
Bairro Palmital – Osório

Palavras-chave: Patrimônio Cultural imaterial; Literatura/livros; Produção de documentários

Cantadores de Terno de Reis em Osório são Fazedores da Cultura Popular que historicamente estão vigentes, pois passam seus saberes de ‘pai para filho’ e entre familiares. Uma vivência Cultural num misto de religiosidade popular e identidade das comunidades. Efetivam cantorias que levam mensagem de Paz em épocas natalinas e noutros momentos em atendimento ao cumprimento de promessas… Cantam de casa em casa, em igrejas e noutros espaços comunitários. Acompanhamos esta trajetória e estamos registrando este fazer cultural que também é Folclore (Reisado Brasileiro) e Tradição. Não há uma ‘sede’/instituição, por ser uma Cultura Oral itinerante que se efetiva na visitação na Comunidade e em espaços convidados. O endereço aqui fornecido é para correspondência e contatou geral , da pesquisadora e escritora desta temática, o qual passa a ser disseminado entre os Mestres de grupos de Cantadores de Terno de Reis.

Maria Lisboa Casa de Fado

Maria Lisboa Casa de Fado

E-mail: [email protected]
Telefone: (51) 98482-1871

Rua Olavo BIlac, 198 (1,59 km)
90040-310 Porto Alegre, RS

Palavras-chave: Gastronomia, Fotografia, Patrimônio Cultura Imaterial, Produção, 

 Uma casa portuguesa com certeza! Em 1953 uma família vinda da cidade do Porto – Portugal trazia na sua bagagem muito mais que alguns pertences, junto eles trouxeram a esperança de uma vida melhor. Essa família comprou uma casa no ano de 1972 situada em um bairro boêmio de Porto Alegre, nesta casa morou um casal português com seu único filho e uma neta. O patriarca dessa família era um guitarrista e fadista que trouxe muitas lembranças de suas noites nos fados vadios da sua cidade natal, por anos ali viveram, e nem imaginava o Sr. Arcanjo que seu bisneto formaria um grupo de fado e música portuguesa, e que nessa mesma casa seria a sede desse grupo, e que hoje é a primeira Casa de Fado do estado do Rio Grande do Sul. A casa já é considerada um ponto cultural e turístico do bairro, muitos são aqueles que param para tirar fotos na frente, assim como o evento “Fado na Cidade Baixa” aguçou a curiosidade e até incentivo das pessoas para que ali se tornasse algo com maior relevância na cultura e turismo de Portugal. Observamos que muitos são aqueles que estão de viagem marcada para Portugal e vem até os eventos para entrar no clima, assim como aqueles que vêm matar a saudade e já se programar para uma viagem de volta, outros os que aqui moram e vem lembrar-se da sua terra querida. Com isso nossa intenção é ter no espaço clube de leitura, artesanato, culinária, dança e música. Assim como receber artistas portugueses, estreitando nossas relações culturais e turísticas.

Águia Agito

Águia Agito

Palavras-chave: Carnaval, Percussão, Futebol

A Sociedade Cultural e Beneficente União é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1o de julho de 1923, que tem como objetivo divulgar e preservar a cultura Afro-Brasileira em Santa Cruz do Sul, município constituído predominantemente por descendentes germânicos, mas com uma expressiva e invizibilizada comunidade negra. O local sempre proporcionou à comunidade negra, um local para diversão, mas também para a promoção de atividades culturais, artísticas, recreativas e esportivas. No ano de 2009, a entidade teve seu primeiro projeto sócio-educativo-cultural aprovado, para a formação de uma mini-bateria de carnaval. Em Edital Público de 2012, através do Águia Agito: Resgate e Valorização da Cultura Afro-Brasileira através do Carnaval, se torna Ponto de Cultura do RS. A certificação foi um marco histórico para a cidade e para a comunidade negra local, demonstrando a diversidade e a pluralidade étnico-cultural de Santa Cruz do Sul. A entidade também trabalha no desenvolvimento de atividades ligadas a cultura negra, promovendo uma agenda para novembro, o mês da consciência negra e o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Odomodê

Odomodê

E-mail: [email protected]
Telefone: 51 – 2103-2915

Av. Ipiranga, 3850 (3,62 km)
90160-001 Porto Alegre, RS

Palavras-chave: Cultura Afro-Gaúcha, Resistência, Cultura Negra

O Instituto Sociocultural Afro-Sul/Odomode funciona como movimento de luta e valorização da cultura negra e do direito a livre expressão da pessoa humana. Desde 1974 abriga o Grupo de Música e Dança Afro-Sul, o Ponto de Cultura Odomode, além de ser uma escola de formação artística e desenvolvimento da autoestima e valorização da cultura afro-brasileira desenvolvendo um trabalho social com base na cultura negra.

Varanda Cultural

Varanda Cultural

Palavras-chave: Teatro de Bonecos, Midialivrismo, Artes Gráficas, Literatura

A Ong Varanda Cultural é uma iniciativa que reconhece o poder transformador e multiplicador da arte: por isso investimos em ações artísticas, sociais e projetos que possam produzir, difundir e refletir sobre nossa cultura. Com 15 anos de existência, o Ponto de Cultura encontrou no humor uma de suas diretrizes iniciais de atuação por meio do seu periódico de distribuição gratuita, o Varanda Cultural, tendo como recorte a importância do midialivrismo recebeu pelo seu trabalho o Prêmio Mídia Livre do extinto Ministério da Cultura em 2010. Desde então as ações se ampliaram com a edição e distribuição gratuita de livros, fundação de Gibitecas em cidades do interior e criação de espetáculos de teatro, teatro de bonecos com apresentações de espetáculos e oficinas artísticas em sindicatos, comunidades e cidades do RS e exterior. A base de atuação do Ponto é a comunidade escolar, e como diz Paulo Freire “é na escola que podemos começar a melhorar o mundo” e atualmente é uma escola pública de Porto Alegre que acolhe a sede do Varanda, mas a organização também desenvolve ações continuadas na cidade de Triunfo.